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Simulação Clínica: Uma Forma de Inovar em Saúde
dc.contributor.author | Brazão, Maria da Luz | |
dc.contributor.author | Nóbrega, Sofia | |
dc.contributor.author | Correia, João Paulo | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Sofia | |
dc.contributor.author | Santos, Dina | |
dc.contributor.author | Monteiro, Maria Helena | |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T13:33:00Z | |
dc.date.available | 2023-10-19T13:33:00Z | |
dc.date.issued | 2015-09-30 | |
dc.description.abstract | Introdução: A inovação tecnológica e científica tem tido um papel fundamental no progresso do sistema de saúde em Portugal, surgindo como estratégia de gestão e impulso das organizações, de forma a assegurar a sua vantagem competitiva. Como forma de inovação em saúde surge a simulação, revolucionando o ensino médico e o treino de profissionais e equipas de saúde. É atualmente o gold standard da formação, com uma importância crescente na literatura. Objectivos e Métodos: Por tudo isto, os autores descrevem o projeto e a implementação do Centro de simulação Clínica da Madeira. Inaugurado em setembro de 2012, realizou já, desde a sua abertura, 74 cursos transversais às várias especialidades e voltados para o treino em ambientes críticos e complexos. Resultados: Nesses cursos incluem-se, desde 2014, nove Cursos de Simulação Clínica em Medicina Interna, organizados pelo correspondente serviço de Medicina Interna e coordenados pela primeira autora deste artigo. Estes cursos, dirigidos a um total de 58 profissionais de saúde, abordam casos clínicos em contexto de urgência, explorados em cenários com simuladores de alta-fidelidade e recorrendo a estratégias de debriefing como forma de melhoria através da prática reflexiva e com a orientação do formador. Conclusões: Analisando os Cursos de Simulação Clínica em Medicina Interna, os autores constataram um elevado índice de satisfação entre os formandos, quer relativamente ao curso em si, quer à sua implicação prática, com cerca de 90% a classificá-lo como “Muito Bom” em termos de desenvolvimento pessoal. A maioria dos formandos (75,9%) considerou a duração do curso adequada e apresentou elevado índice de satisfação com as estruturas/material de apoio e com a prestação dos formadores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Brazão, M. da L., Nóbrega, S., Correia, J. P., Silva, A. S., Santos, D., & Monteiro, M. H. (2015). Simulação Clínica: Uma Forma de Inovar em Saúde. Medicina Interna, 22(3), 146–155. https://doi.org/10.24950/rspmi.944 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/29065 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino Médico | pt_PT |
dc.subject | Inovação Organizacional | pt_PT |
dc.subject | Simulação por Computador | pt_PT |
dc.subject | Medicina Interna | pt_PT |
dc.title | Simulação Clínica: Uma Forma de Inovar em Saúde | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 155 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 22 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 146 | pt_PT |
oaire.citation.title | Medicina Interna | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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