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A perspetiva transdiagnóstica pela voz de psicoterapeutas e supervisores : um estudo qualitativo pela variedade de fatores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorConceição, Nuno Miguel Silva, 1976-
dc.contributor.authorSilva, Rita Alexandra Dias da
dc.date.accessioned2017-06-02T13:10:48Z
dc.date.available2017-06-02T13:10:48Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016-10-10
dc.descriptionTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016pt_PT
dc.description.abstractAs abordagens transdiagnósticas relevam fatores, mecanismos ou processos partilhados por várias perturbações psicológicas e, apesar de os fatores transdiagnósticos estarem a ser alvo de crescente estudo, a sua ligação com a prática clínica e de supervisão tem recebido comparativamente menos atenção. Por isso, é importante conduzir a investigação empírica no sentido de uma descrição mais profunda sobre o que os fatores transdiagnósticos representam, para melhor compreender como eles podem informar e influenciar a tomada de decisão e a prática clínica e de supervisão. Esta dissertação também pretende contribuir para o desenvolvimento da perspetiva transdiagnóstica, revendo a sua literatura, e mostrando a multiplicidade de fatores e modelos transdiagnósticos que competem por preeminência. Foi construído um guião para a recolha de dados. Com este guião, tenta-se a) encontrar processos transdiagnósticos que ainda não tenham sido mencionados na literatura; b) reforçar a evidência qualitativa para os fatores já identificados; e c) perceber como é que esses fatores são ou podem ser utilizados pelos psicoterapeutas e supervisores na sua prática. Os dados foram recolhidos numa amostra de 51 psicoterapeutas e supervisores internacionais, e analisados através de uma metodologia qualitativa. Os resultados demonstram que os fatores transdiagnósticos que mais informam e influenciam a prática clínica são os processos emocionais, comportamentais, cognitivos, intrapessoais, interpessoais, e relacionados com o insight e a consciência. Para além dos fatores comuns a várias perturbações identificados, os resultados também revelam possíveis elementos de intervenção transdiagnóstica. Discutem-se limitações do estudo e implicações dos resultados, são apresentadas considerações metodológicas e sugerem-se linhas de investigação futuras.pt_PT
dc.description.abstractTransdiagnostic approaches reveal factors, mechanisms or processes shared across psychological disorders. Although transdiagnostic factors have been increasingly studied, their connection with applied clinical practice and supervision has received comparatively less attention. It is therefore relevant to turn empirical research attention to a deeper description of what transdiagnostic factors represent as well as to better understand how they can inform and influence clinical and supervisory decision making and practice. This research also aims to contribute to the development of the transdiagnostic perspective, reviewing its literature, and showing the multiplicity of transdiagnostic factors and models competing for preeminence. In this context, an interview schedule was built for data collection. Thus, the purpose of this study is to try to a) find transdiagnostic processes not yet mentioned in the literature; b) strengthen the qualitative evidence to the already identified factors; and c) understand how these factors are or may be used by psychotherapists and supervisors in their practice. The data were gathered from a sample of 51 international psychotherapist and supervisors, and analyzed using a qualitative methodology. The results show that the transdiagnostic factors that most inform and influence clinical practice are emotional, behavioral, cognitive, intrapersonal, interpersonal, and insight/awareness-related processes. In addition to the identified common factors shared by several psychological disorders, the results also reveal possible transdiagnostic intervention elements. Both the limitations of this study and implications of the results are hereby discussed, as well as several methodological considerations and potential new approaches for future research.pt_PT
dc.identifier.tid201914816
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/27949
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnálise qualitativapt_PT
dc.subjectPsicoterapeutaspt_PT
dc.subjectSupervisorespt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2016pt_PT
dc.titleA perspetiva transdiagnóstica pela voz de psicoterapeutas e supervisores : um estudo qualitativo pela variedade de fatorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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