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Advisor(s)
Abstract(s)
O conhecimento científico dominante em contabilidade é reducionista e acarreta consigo os
pressupostos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da abordagem paradigmática
em que se desenvolveu, ou seja, na sua esmagadora maioria não leva em conta o quadro
conceitual, valores, crenças e entendimentos subjetivos em que os atores se movem. Assim, o objetivo deste artigo é provocar uma reflexão sobre o paradigma teórico dominante
na investigação em contabilidade, evidenciando a importância de abordagens alternativas.
Do ponto de vista metodológico, será feito o levantamento do “estado da arte” da pesquisa
em contabilidade, enquadrando-se esta pesquisa no tipo de ensaio teórico ou de revisão da principal literatura. Para tanto, assumiu-se como questão de partida — como enriquecer a
informação contábil, através da contribuição dos paradigmas interpretativo e crítico, da das as reconhecidas limitações epistemológicas das abordagens funcionalistas. Este artigo,
partindo da tipologia desenvolvida por Burrel e Morgan (1979) — duas dimensões, quatro
paradigmas —, revisita diferentes possibilidades epistemológicas e apresenta reflexões sobre
a contribuição destas abordagens para a pesquisa identificando pressupostos, vantagens e limitações de cada um dos quatro paradigmas. Neste trabalho, chega-se à conclusão de que é
um erro estigmatizar os diferentes paradigmas teóricos, pois todos são legítimos; apenas, as
pesquisas em concreto, efetuadas nos seus respetivos paradigmas, podem ser boas ou más.
Esta reflexão epistemológica é relevante para o atual debate na medida em que há políticas
editoriais que recusam a publicação, independentemente, do valor intrínseco da pesquisa
que não se enquadre no paradigma dominante (Baker e Bettner, 1997).
Description
Keywords
Contabilidade, Epistemologia, Abordagens funcionalistas, Abordagem Interpretativa, Abordagem radical
Pedagogical Context
Citation
Bilhim, J. A. de F., & Gonçalves, A. de O. (2022). Abordagens Epistemológicas e Pluralismo na Pesquisa em Contabilidade:: para além do paradigma dominante. Public Sciences & Policies, 7(1), 59–75. https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2021.VVIIN1/pp.59-75