Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação Matemática Crítica na formação de professores do primeiro ciclo: um material com possibilidades para o trabalho com diferentes cenários para investigação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Formação versao final.pdf1.28 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em Portugal, um novo currículo para o ensino da Matemática foi recentemente homologado e introduzido nas escolas de educação básica, no formato de Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Básico. Neste currículo, os conhecimentos matemáticos são assumidos de forma central, assim como como seis capacidades matemáticas transversais: resolução de problemas, raciocínio matemático, comunicação matemática, representações matemáticas, conexões matemáticas (internas e externas) e pensamento computacional. O currículo defende que o desenvolvimento de tais capacidades seja permanente e integrado em todos os outros temas matemáticos. Dentre outros aspectos, defende que o trabalho pedagógico em sala de aula deve ser centrado no estudante. Isso requer o desenvolvimento de tarefas que promovam atitudes como iniciativa e autonomia e favoreçam a construção de capacidades como o pensamento crítico e a colaboração. O currículo também defende que as tarefas propostas promovam interação entre os alunos e que, além de explorar aspectos da matemática como a resolução de problemas e o raciocínio matemático, faça articulações com a realidade. O trabalho com tarefas exploratórias e investigativas mostra-se, então, como um caminho para a educação matemática praticada no primeiro ciclo, na perspectiva das AE. Nesse contexto, o objetivo deste documento é o de apresentar aspectos metodológicos de formação contínua desenvolvida com professores do 1.º ciclo em Portugal. O objetivo da formação foi o de contribuir para o desenvolvimento profissional destes professores por meio do oferecimento de um espaço para a experimentação, a discussão, a elaboração e o desenvolvimento de cenários para investigação matemática com seus estudantes. O estabelecimento de conexões internas e externas à matemática pela problematização de questões sociais relevantes para sala de aula na perspectiva da Educação Matemática Crítica moldou a dinâmica formativa. A formação foi uma das etapas da pesquisa denominada Contributions to the in-service education of primary school teachers from their engagement in mathematics landscapes of investigation (Li-Primary Teachers) desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com financiamento da União Europeia por meio do Programa Horizon Europe, Marie-Sklodowska Curie Actions (101103353). Neste texto, são apresentados os aspectos metodológicos da formação que incluem um breve resumo da perspectiva teórica utilizada e do modelo de formação empregado, além das tarefas de aprendizagem profissional que foram trabalhadas com os professores. Espera-se que este material, produzido no âmbito da formação, possa inspirar outras práticas que lancem mão da exploração e da investigação para a compreensão de aspectos sociais pelos estudantes do 1.º ciclo, através da conexão com a matemática.

Description

This document reflects only the author´s views and opinions and do not necessarily reflect those of the European Union or European Research Executive Agency (REA). Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

Keywords

Teacher education Critical mathematics education Landscapes of investigation Cenários para investigação Mathematics education Educação matemática Primary school teachers Primeiro ciclo Educação matemática crítica

Pedagogical Context

Citation

Silva, G. H. G. (2025). Educação matemática crítica na formação de professores do primeiro ciclo: um material com possibilidades para o trabalho com diferentes cenários para investigação. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License