Repository logo
 
Publication

Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores

dc.contributor.authorMartins, Micaela
dc.contributor.authorDuarte, Nicole
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2024-01-04T15:05:38Z
dc.date.available2024-01-04T15:05:38Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, M., Duarte, N., & Ponte, J.P. (2003). Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores. Quadrante, 32(1), 120-141. https://doi.org/10.48489/quadrante.28737pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48489/quadrante.28737pt_PT
dc.identifier.issn0872-3915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/61597
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://quadrante.apm.pt/article/view/28737pt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectEstudo de aulapt_PT
dc.subjectLesson studypt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectConhecimento didáticopt_PT
dc.titleEstudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage141pt_PT
oaire.citation.startPage120pt_PT
oaire.citation.titleQuadrantept_PT
oaire.citation.volume32pt_PT
person.familyNameMartins Terceiro
person.familyNameDuarte
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameMicaela Sofia
person.givenNameNicole
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier.ciencia-idE016-A814-B33D
person.identifier.ciencia-idD718-5FC5-D846
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0003-1240-577X
person.identifier.orcid0000-0001-8396-6369
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7cd92f42-6be6-40c1-8a35-127a82c9b7a1
relation.isAuthorOfPublication51ad98d7-c06f-4250-8f2f-3c561ac5c5ee
relation.isAuthorOfPublication7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Martins, Duarte, Ponte (2023) Quadrante EA na FIP de Matemática.pdf
Size:
555.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: