Publication
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
| dc.contributor.author | Martins, Micaela | |
| dc.contributor.author | Duarte, Nicole | |
| dc.contributor.author | Ponte, João Pedro da | |
| dc.date.accessioned | 2024-01-04T15:05:38Z | |
| dc.date.available | 2024-01-04T15:05:38Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.description.abstract | A partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Martins, M., Duarte, N., & Ponte, J.P. (2003). Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores. Quadrante, 32(1), 120-141. https://doi.org/10.48489/quadrante.28737 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.48489/quadrante.28737 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 0872-3915 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/61597 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | https://quadrante.apm.pt/article/view/28737 | pt_PT |
| dc.subject | Formação inicial | pt_PT |
| dc.subject | Estudo de aula | pt_PT |
| dc.subject | Lesson study | pt_PT |
| dc.subject | Matemática | pt_PT |
| dc.subject | Conhecimento didático | pt_PT |
| dc.title | Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 141 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 120 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Quadrante | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 32 | pt_PT |
| person.familyName | Martins Terceiro | |
| person.familyName | Duarte | |
| person.familyName | MENDES DA PONTE | |
| person.givenName | Micaela Sofia | |
| person.givenName | Nicole | |
| person.givenName | JOÃO PEDRO | |
| person.identifier.ciencia-id | E016-A814-B33D | |
| person.identifier.ciencia-id | D718-5FC5-D846 | |
| person.identifier.ciencia-id | 6D1A-43D8-25B4 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1240-577X | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-8396-6369 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-6203-7616 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 7cd92f42-6be6-40c1-8a35-127a82c9b7a1 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 51ad98d7-c06f-4250-8f2f-3c561ac5c5ee | |
| relation.isAuthorOfPublication | 7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Martins, Duarte, Ponte (2023) Quadrante EA na FIP de Matemática.pdf
- Size:
- 555.02 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.2 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
