Repository logo
 
Publication

Motivos para o lançamento de ofertas públicas iniciais em Portugal

dc.contributor.authorDuque, João
dc.contributor.authorFebra, Ligia
dc.date.accessioned2024-05-06T10:18:38Z
dc.date.available2024-05-06T10:18:38Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractO acesso a novas formas de financiamento, o aumento da liquidez das acções, o aumento da eficiência da monitorização da empresa, o aumento da reputação, o aumento do tipo de incentivos à disposição da empresa para estimular os empregados, a sobrevalorização das acções no Iongo prazo, e a redução do custo de capital são as principais razões sugeridas pela literatura para as empresas lançarem uma Oferta Pública lnicial (OPI). Para a identificação das razões para o lançamento de uma OPI em Portugal recorremos à analise factorial de componentes principais utilizando três amostras para um período de 12 anos. Uma das amostras é constituída por 71 empresas cotadas, outra por 32 empresas não cotadas, e a outra constituída pela totalidade das empresas. Os resultados sugerem que as empresas portuguesas efectuam OPI's com vista ao acesso a uma nova forma de financiamento e ao consequente equilíbrio da sua estrutura de capital com recurso a um mais baixo custo do crédito. As empresas ao lançarem a OPI pretendem aumentar a sua reputação, e por essa via, obter maiores resultados no mercado do produto.pt_PT
dc.description.abstractNew forms of funding, the increase on liquidity for equity shares, the increase on the monitoring of firms efficiency, growth, the increased number of ways to stimulate employees, the long run performance and the reduction on the cost of capital are the main reasons suggested in the literature for why companies go public. In order to identify possible reasons for Iiquidity equity shares for lauching Initial Public Offering (IPO) in Portugal, we've used the main component factor analysis' methodology applied to a sample of 103 companies using data of a 12 years period. The database was also Split up into two subsamples: one with 71 public companies and the other one with 32 private companies. The results suggest that the Portuguese companies launch IPO in order to access to a new form of financing and, consequently, to balance their capital structure based on a lower cost of credit. After launching the IPO, companies seem to aim the increase of public notoriety and to obtain better results in the market of their products.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuque, João e Lígia Febra .(2003). “Motivos para o lançamento de ofertas públicas iniciais em Portugal”, FE-UC, Notas Económicas, Nº 17: pp. 52-69pt_PT
dc.identifier.issn0872-4733
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/30929
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FE-UC)pt_PT
dc.subjectOferta pública inicialpt_PT
dc.subjectOIPpt_PT
dc.subjectMercados financeirospt_PT
dc.subjectInitial Public Offeringpt_PT
dc.subjectFinancial Marketspt_PT
dc.titleMotivos para o lançamento de ofertas públicas iniciais em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
JDUQUE. LFEBRA.2003.pdf
Size:
970.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: