Repository logo
 
Publication

Educação inclusiva : caminhos para uma educação de qualidade no espaço rural algarvio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCésar, Margarida, 1958-
dc.contributor.authorSantos, Joel Fernando da Palma Dias, 1979-
dc.date.accessioned2016-03-07T17:43:57Z
dc.date.available2016-03-07T17:43:57Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2015
dc.descriptionTese de doutoramento, Educação (Psicologia da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016pt_PT
dc.description.abstractA Escola deve materializar os princípios de Educação Inclusiva (EI), proporcionando uma educação de qualidade para todos (César & Ainscow, 2006; UNESCO, 1994). Em Portugal, o Algarve apresenta um elevado insucesso académico no 3.º ciclo do ensino básico (INE, 2009a), mais frequente nos meios rurais (INE-DRA, 2004). Nestes meios a EI conecta-se com as perceções e as perspetivas assinaladas por professores, alunos e encarregados de educação face à inclusão (Loreman, Lupart, McGhie-Richmond, & Barber, 2008; Loreman, McGhie-Richmond, Barber, & Lupart, 2009; McGhie-Richmond, Barber, Lupart, & Loreman, 2009). A investigação precisa de ser mais inclusiva e abundante (Alan & Slee, 2008), sobretudo no que se refere aos estudos em meios rurais. O objetivo principal desta investigação consiste em conhecer as perceções e/ou perspetivas face à EI, dos professores, alunos e encarregados de educação de escolas do 3.º ciclo do ensino básico regular diurno, inseridas nas áreas predominantemente rurais da região do Algarve. Assumimos um paradigma interpretativo (Denzin, 2002) e desenvolvemos um estudo de caso intrínseco (Stake, 1995). Os participantes são 151 professores, 471 alunos e 455 encarregados de educação. Os instrumentos de recolha de dados contemplam a recolha documental e três escalas: (1) a escala TPIRC – Teacher Perceptions of Inclusion in Rural Canada (McGhie-Richmond et al., 2009); (2) a escala SPIRC – Student Perceptions of Inclusion in Rural Canada (Loreman et al., 2008); e (3) a escala PPIERC – Parent Perspectives on Inclusive Education in Rural Canada (Loreman et al., 2009). Os resultados mostram que os professores, alunos e respetivos encarregados de educação assinalam posições pouco inclusivas em diversos itens, como o acesso ao envolvimento na comunidade. Existem relações estatisticamente muito significativas e significativas entre os alguns itens. Por exemplo, nos professores, existe uma relação muito significativa entre o grau de confiança para ensinar alunos com NEE e as posições que assinalam face à inclusão. Os resultados permitem inferir que a Escola necessita ultrapassar a exclusão, facilitando a equidade no acesso a uma educação de qualidade para todos.pt_PT
dc.description.abstractSchool should carry out the principles of Inclusive Education (IE), providing a quality education to all (César & Ainscow, 2006; UNESCO, 1994). In Portugal, the Algarve presents a high level of underachievement in lower secondary schooling (INE, 2009a), particularly in rural areas (INE-DRA, 2004), where the IE is connected to the perceptions and perspectives towards inclusion assumed by teachers, students and parents (Loreman et al., 2008, 2009; McGhie-Richmond et al., 2009). Research should be more inclusive and increased (Alan & Slee, 2008), particularly studies regarding rural areas. The main goal of this research is to know teachers’, students’ and parents’ perceptions and/or perspectives about the IE in mainstream lower secondary schools, in rural areas of Algarve. Assuming an interpretive paradigm (Denzin, 2002), we developed an intrinsic case study (Stake, 1995). The participants were 151 teachers, 471 students and 455 parents. Data collecting instruments included documents and three scales: (1) TPIRC – Teacher Perceptions of Inclusion in Rural Canada (McGhie- Richmond et al., 2009); (2) SPIRC – Student Perceptions of Inclusion in Rural Canada (Loreman et al., 2008); and (3) PPIRC – Parent Perspectives on Inclusive Education in Rural Canada (Loreman et al., 2009). The results show that teachers, students and parents point out non-inclusive perceptions and/or perspectives on several items. Furthermore, students and parents often mark the involvement in the community as non-inclusive. The results show some very significant and significant relations between different items related to each one of the groups (teachers, students and parents). For instance, in what regards to teachers, there is a very significant statistical relation between the degree of confidence to teach SEN (Special Educational Needs) students and the positions pointed out towards inclusion. The results allow inferences regarding the need to overcome exclusion, facilitating equity in the access of a quality education for all.pt_PT
dc.identifier.tid101428405
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/22862
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTeses de doutoramento - 2016pt_PT
dc.titleEducação inclusiva : caminhos para uma educação de qualidade no espaço rural algarviopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulsd072362_td_Joel_Santos.pdf
Size:
8.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: