Repository logo
 
Publication

Gestão curricular em matemática

dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2011-04-06T09:11:21Z
dc.date.available2011-04-06T09:11:21Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractA gestão curricular realizada pelo professor implica uma (re)construção do currículo, tendo em conta os seus alunos e as suas condições de trabalho. Esta gestão curricular assenta, de modo central, em dois elementos. Um deles é a criação de tarefas, a partir das quais os alunos se possam envolver em actividades matematicamente ricas e produtivas. As tarefas podem ser de muitos tipos, umas mais desafiantes outras mais acessíveis, umas mais abertas outras mais fechadas, umas referentes a contextos da realidade outras formuladas em termos puramente matemáticos. Este artigo analisa a diversidade de tarefas que o professor de Matemática pode propor aos seus alunos, dando especial atenção aos problemas, exercícios, investigações, actividades de exploração e projectos. O outro elemento central da gestão curricular é a estratégia posta em prática pelo professor. Uma estratégia de ensino envolve usualmente diferentes tipos de tarefa, articuladas entre si. Um único tipo de tarefa dificilmente atingirá todos os objectivos curriculares valorizados pelo professor. Por isso, usualmente ele procura variar as tarefas, escolhendo-as em função dos acontecimentos e da resposta que vai obtendo dos alunos. O artigo aborda também a questão das estratégias de ensino, dando especial atenção a um dos níveis fundamentais deste processo – a planificação de unidades didácticas. Neste ponto, propõe uma distinção entre duas estratégias fundamentais, o ensino directo e o ensino-aprendizagem exploratório, procurando salientar os seus aspectos mais contrastantes. Analisa, igualmente, os diversos factores que influenciam a planificação de unidades didácticas e o modo como se processa a gestão curricular ao nível da sala de aula.por
dc.identifier.citationPonte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM.por
dc.identifier.isbn972-8768-16-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/3008
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação dos Professores de Matemáticapor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectCurriculum managementpor
dc.subjectTarefapor
dc.subjectTaskspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectMathematicspor
dc.subjectMathematics teachingpor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.titleGestão curricular em matemáticapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage34por
oaire.citation.startPage11por
oaire.citation.titleO professor e o desenvolvimento curricularpor
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
05-Ponte_GTI-tarefas-gestao.pdf
Size:
175.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: