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Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho objetivou compreender como os problemas ambientais podem ser trabalhados na educação em ciências nas escolas indígenas, por meio de uma reflexão dos próprios indígenas. Foram aplicados questionários compostos por nove questões abertas, envolvendo dados sobre os problemas ambientais e o ensino de ciências nas escolas indígenas. Participaram da pesquisa cento e doze estudantes indígenas em formação do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia. Os resultados indicam que a perda da floresta é fator marcante em relação aos fatores ambientais, envolvendo queimadas, extração ilegal de madeiras e o desmatamento. Esses fatores são motivados pela ambição e ganância do homem. Em relação aos problemas ambientais, 84,8% acreditam que podem ser trabalhados no currículo da escola, especificamente nas disciplinas de ciências e biologia (29,8%). As temáticas abordadas na escola se referem aos fatores que afetam o meio ambiente e quando foram trabalhadas envolveram diferentes estratégias de ensino. Considera-se que é possível, por meio de planejamento e da formação de novos professores indígenas, que essas visões sobre os problemas ambientais possam refletir no currículo de ciências das escolas indígenas, tornando-se fatores essenciais na busca da autonomia e afirmação da identidade cultural.
Description
Keywords
Indígenas Educação em Ciências Questões ambientais Questões socio-ambientais Ativismo
Pedagogical Context
Citation
Nunes, R. O., Reis, P. & Oliveira, I. S. (2021). Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia. Research, Society and Development, 9(12), 1-17.
