Publication
Políticas do ensino da língua portuguesa no ensino superior na China (2013-2022)
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Viseu, Sofia | |
dc.contributor.advisor | Costa, Estela Mafalda Inês Fernandes da, 1968- | |
dc.contributor.author | Dai, Zhiqiang | |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T15:23:52Z | |
dc.date.available | 2025-05-08T15:23:52Z | |
dc.date.issued | 2025-02-26 | |
dc.date.submitted | 2025-01-04 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2025, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | pt_PT |
dc.description.abstract | O ensino da língua portuguesa na China passou por mais de 60 anos de desenvolvimento, resultando atualmente num modelo de formação de talentos mais completo. O ensino da língua portuguesa na China teve início em 1960, mas na sequência de estratégias nacionais como “Iniciativa Cinturão e Rota” e “Área da Baía de Guangdong, Hong Kong e Macau” e da procura de talentos bilingues chineses, e a língua portuguesa tornou-se uma língua estrangeira popular. Esta dissertação analisará o desenvolvimento do ensino superior português na China no contexto da “Faixa e Rota”, tendo em conta as políticas anteriores do ensino superior português. Seguindo uma abordagem geral de caráter qualitativo e através de análise documental e de três entrevistas a professores de português na China, este estudo exploratório pretende responder à seguinte questão: Quais têm sido as medidas de política educativa das autoridades a nível nacional, regional, local que visam a promoção do ensino da língua portuguesa? Para tal, o estudo analisará as reformas do ensino superior português na China após a apresentação do ICR, bem como a direção futura do cultivo de talentos e as políticas conexas, centrando-se na análise dos níveis de ensino nacional e superior e, no processo de análise das políticas educativas, explorará as razões para o estabelecimento de cursos de português na China em diferentes épocas e os antecedentes conexos. Através da análise da dissertação, embora a China tenha passado por três fases de abertura do curso de língua portuguesa, o desenvolvimento e a reforma do curso de língua portuguesa e as políticas educativas conexas têm estado todos relacionados com as políticas do governo chinês em diferentes alturas. Ao mesmo tempo, através da abertura do curso de língua portuguesa, a China esperava cooperar com os países lusófonos nos aspetos económicos, políticos e diplomáticos, e reformou continuamente as políticas educativas conexas. | pt_PT |
dc.description.abstract | Portuguese language teaching in China has undergone more than 60 years of development, resulting in a more complete talent training model. Portuguese language teaching in China began in 1960, but following national strategies such as the ‘Belt and Road Initiative’ and the ‘Guangdong Bay Area, Hong Kong and Macau’ and the search for Chinese bilingual talent, Portuguese has become a popular foreign language. This dissertation will analyse the development of Portuguese higher education in China in the context of the ‘Belt and Road’, taking into account previous Portuguese higher education policies. Following a general qualitative approach and through documentary analysis and three interviews with Portuguese teachers in China, this exploratory study aims to answer the following question: What have been the educational policy measures of the authorities at national, regional and local level aimed at promoting the teaching of the Portuguese language? To this end, the study will analyse the reforms of Portuguese higher education in China after the introduction of the ICR, as well as the future direction of talent cultivation and related policies, focusing on the analysis of the national and higher education levels and, in the process of analysing educational policies, will explore the reasons for the establishment of Portuguese courses in China at different times and the related background. Through analysing the dissertation, although China has gone through three phases of opening Portuguese language courses, the development and reform of Portuguese language courses and related education policies have all been related to Chinese government policies at different times. At the same time, by opening the Portuguese language course, China hoped to cooperate with Portuguese-speaking countries in economic, political and diplomatic aspects, and continuously reformed related education policies. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/100492 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Política educativa | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior - Macau (China) | pt_PT |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - China | pt_PT |
dc.subject | Política de ensino | pt_PT |
dc.subject | Dissertações de mestrado - 2025 | pt_PT |
dc.title | Políticas do ensino da língua portuguesa no ensino superior na China (2013-2022) | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação | pt_PT |