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O uso de tecnologia assistiva com alunos disléxicos
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Matos, João Filipe, 1950- | |
| dc.contributor.author | Teixeira, Fabiana de Araújo Lima, 1985- | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-01T11:08:30Z | |
| dc.date.available | 2019-04-01T11:08:30Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.date.submitted | 2018-10-10 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 | pt_PT |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa incide sobre a formação dos professores em relação ao uso de tecnologias assistivas voltadas para os alunos com o transtorno de aprendizagem em dislexia matriculados na rede de ensino regular. A formação do professor é determinante para que os alunos disléxicos recebam as flexibilizações, previstas por lei, dessa forma consigam permanecer nas escolas motivados e ativos dentro de suas possibilidades funcionais de aprendizagem. A investigação pretende contribuir no debate sobre o tema da formação dos professores para o uso de recursos tecnológicos educativos, da inclusão como meio de flexibilização e facilitador no processo de ensino- aprendizagem, garantindo as oportunidades de se construir conhecimento e a igualdade, no que diz respeito ao direito do estudante disléxico a educação e permanência na escola. A abordagem qualitativa, por meio da entrevista com participantes previamente selecionados, que atuam ou já atuaram com alunos disléxicos é a base para a recolha de dados desta pesquisa. Os temas abordados na entrevista foram a dislexia, a utilidade e uso de tecnologias assistivas como forma de flexibilizar e incluir esses alunos na rede regular de ensino, além de verificar se os professores estão preparados e possuem formação para atuar com os alunos disléxicos associando em sua prática a Tecnologia Assistiva, pois a tecnologia aplicada de forma consciente e planejada torna-se meio de integração social, qualidade de vida e autonomia. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The present research focuses on the training of teachers in relation to the use of assistive technologies aimed at students with dyslexia learning disorder enrolled in the regular education network. The training of the teacher is crucial for the dyslexic students to receive the flexibility, provided by law, so that they can remain in the schools motivated and active according to their functional possibilities of learning. The research aims to contribute to the debate on the theme of teacher training for the use of technological educational resources, inclusion as a means of flexibility and facilitator in the teaching-learning process, guaranteeing the opportunities to build knowledge and equality, which relates to the right of the dyslexic student to education and permanence in school. The qualitative approach, through the interview with previously selected participants, according to the action with the dyslexic students is the basis for the data collection of this research. The topics covered in the interview were dyslexia, utility and use of assistive technologies as a way to make these students more flexible and include them in the regular educational network, as well as to verify if the teachers are prepared and have training to work with the dyslexic students associating with their practice the TA, because the technology applied in a conscious and planned way, becomes a means of social integration, quality of life and autonomy. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202200558 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/37778 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Dislexia | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologias da informação e da comunicação | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Teses de mestrado - 2018 | pt_PT |
| dc.title | O uso de tecnologia assistiva com alunos disléxicos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação | pt_PT |
