| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 682.29 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento: No estudo do desenvolvimento psicossocial na adolescência atual, destacam-se
duas perspectivas: (1) o bem-estar psicológico; e (2) os recursos de desenvolvimento. Objetivo:
Neste contexto, procedeu-se à caracterização do bem-estar psicológico e dos recursos de
desenvolvimento em adolescentes de uma escola portuguesa. Metodologia: A amostra incluiu 201
alunos do 6º, 9º e 11º anos. Foi utilizado um instrumento de avaliação do bem-estar psicológico e
um de avaliação dos recursos de desenvolvimento. Resultados: Apresenta-se a distribuição dos
alunos por níveis de bem-estar psicológico e por recursos de desenvolvimento, consideram-se as
diferenças significativas entre alunos do 6º, do 9º e do 11º ano nas dimensões do bem-estar
psicológico e dos recursos de desenvolvimento, bem como as correlações entre estas dimensões.
Conclusões: Apesar da consistência com outros estudos, os resultados permitem levantar questões
que tem a ver com a especificidade da amostra. Sugerem-se estudos posteriores.
Description
Keywords
Psicologia positiva Bem-estar psicológico Desenvolvimento juvenil positivo Desenvolvimento do adolescente
Pedagogical Context
Citation
Carvalho, N. A., & Veiga, F. H. (2020). Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: Caracterização em alunos adolescentes. Psicologia em Pesquisa, 14(2), 91-111. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27503
