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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A principal finalidade deste artigo é a de discutir questões
que estão relacionadas com o processo de determinar o que os alunos
sabem e são capazes de fazer no contexto do sistema educativo português. Tal processo, por norma, está demasiado dependente das
avaliações externas (e.g., exames nacionais estandardizados), cujas limitações estão bem identificadas na literatura. É necessário integrar
e ter na devida conta as avaliações internas porque a sua natureza
tem o potencial para nos proporcionar uma compreensão mais
abrangente e mais profunda acerca do que os alunos sabem. A discussão das principais características das avaliações externas permitiu
elaborar reflexões acerca de alguns desafios contemporâneos que têm
de ser enfrentados pela sociedade portuguesa.
Description
Keywords
Avaliação educacional Avaliação formativa Avaliação sumativa Avaliação das aprendizagens Avaliação externa Avaliação interna
Pedagogical Context
Citation
Fernandes, D. (2008). Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal. Educação & Sociedade, v. 29, 102, pp. 275-287.
Publisher
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), Campinas, Brasil
