Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

O processo de Bolonha e o ensino de economia em Portugal: algumas reflexões

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
AMENDONÇA.CONF. 2005.pdf336.25 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Nesta comunicação pretende-se discutir as consequências do processo de Bolonha sobre o ensino e a formação em economia em Portugal tendo como referência três ordens de questões fundamentais: Em primeiro lugar, a duração dos ciclos de formação (3+2+3 ou 4+1+3) e a obtenção de competências para o exercício da profissão de economista. Em segundo lugar, a criação de um espaço europeu de ensino superior e a sua adequação à diversidade das situações nacionais. Em terceiro lugar, a preservação da autonomia científica e pedagógica das Escolas e a necessidade de reforçar a ligação ao mundo económico e empresarial. Em complemento discutir-se-á o papel da Ordem dos Economistas, no processo de ajustamento em curso das Escolas e demais instituições nacionais e a necessidade da sua própria adaptação institucional às mudanças que vierem a ser introduzidas na formação de economistas e gestores. .

Descrição

Palavras-chave

Ensino superior Política de educação Processo de Bolonha Ciclos de formação Economistas Autonomia cientifica e pedagógica Ligação à economia e às empresas Portugal

Contexto Educativo

Citação

Mendonça, António .(2005). “O processo de Bolonha e o ensino de economia em Portugal: algumas reflexões” 1º Congresso Nacional dos Economistas, Ordem dos Economistas. Porto, 27, 28 e 29 de Outubro, 2005.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Ordem dos economistas

Licença CC