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A auto-organização na emergência da fonologia: templates na aquisição do português brasileiro e europeu

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Abstract(s)

O presente estudo investiga a manifestação dos templates no desenvolvimento fonológico de duas crianças, uma adquirindo o português brasileiro e a outra o português europeu, assumindo uma perspectiva dinâmica de desenvolvimento e a Whole Word/Templatic Phonology na análise dos dados longitudinais. Após análise dos dados, verificou-se a manifestação de diferentes templates no desenvolvimento fonológico de cada criança, observou-se também que momentos de uso e desuso dos templates variam de criança para criança. Conclui-se que por trás da variabilidade no desenvolvimento fonológico há manifestação de templates. As palavras distorcidas, isto é, palavras que resultam da manifestação de um template, caracterizam momentos de instabilidade característicos do desenvolvimento. Nos momentos de instabilidade, os templates são formados e manifestados devido ao princípio de auto-organização, ou seja, a formação espontânea de padrões. O sistema se auto-organiza devido à sua capacidade inerente de encontrar padrões a partir de algum tipo de interação.

Description

Keywords

Sistemas Adaptativos Complexos Templates Auto-organização

Pedagogical Context

Citation

Baia, Maria de Fátima & Correia, Susana. 2016. A auto-organização na emergência da fonologia: templates na aquisição do português brasileiro e europeu. ReVEL, 14(27): 53-79.

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