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O ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geologia com recurso à realidade aumentada
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Miranda, Guilhermina Lobato | |
| dc.contributor.author | FARIA, ANTÓNIO | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-14T15:18:52Z | |
| dc.date.available | 2025-05-14T15:18:52Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-10 | |
| dc.date.submitted | 2024-09-17 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho centra-se na utilização da realidade aumentada (RA) no ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geologia com o objetivo de melhorar a aprendizagem e a satisfação de alunos e professores. A investigação iniciou-se com uma revisão sistemática da literatura sobre a RA, destacando a sua crescente relevância no contexto educativo. A RA é apresentada como uma ferramenta que pode tornar o ensino mais interativo e envolvente, permitindo que os alunos visualizem conceitos complexos de forma mais clara e intuitiva. A tese explora diferentes estratégias de ensino que incorporam a RA, enfatizando a importância de um enquadramento teórico sólido que sustente a prática pedagógica. A metodologia utilizada incluiu a implementação de atividades práticas em sala de aula, onde os alunos interagiram com conteúdos digitais sobrepostos ao mundo real. Estas atividades foram cuidadosamente planeadas e executadas, permitindo que os alunos participassem ativamente no processo de aprendizagem. Os resultados foram obtidos através da análise de dados quantitativos, incluindo questionários aplicados aos alunos e os seus resultados em instrumentos de avaliação (pós-teste e follow-up). A análise revelou que a utilização da RA não só aumentou a motivação dos alunos, mas também melhorou a sua compreensão dos conteúdos abordados. Os alunos relataram uma maior satisfação com as aulas, destacando a interatividade e a possibilidade de explorar os temas de forma mais dinâmica. Os professores, por sua vez, notaram uma melhoria no desempenho dos alunos e uma maior participação nas atividades. Além disso, está incluído na presente tese uma síntese dos artigos científicos produzidos ao longo do doutoramento, refletindo a lógica que guiou a sua redação e a pesquisa, discutindo-se a importância da contextualização dos conteúdos e das estratégias de ensino utilizadas, sublinhando que a RA deve ser integrada de forma coerente no currículo escolar, abordando-se os desafios enfrentados na implementação da RA, como a necessidade de formação adequada dos professores e a disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas, defendendo-se que, apesar das dificuldades, os benefícios da RA no ensino superam os obstáculos e que a formação contínua dos educadores é fundamental para maximizar o potencial desta tecnologia. Em conclusão, procuramos dar uma contribuição significativa para o campo da educação, ao demonstrar como a realidade aumentada pode ser utilizada de forma eficaz no ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Este trabalho não só enriquece a prática pedagógica, mas também oferece uma base sólida para futuras investigações sobre o impacto da tecnologia na educação, destacando a importância de um ensino inovador e adaptado às necessidades dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e envolvente. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 101719116 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/100689 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | desempenho académico | pt_PT |
| dc.subject | ensino das ciências | pt_PT |
| dc.subject | estratégias de ensino | pt_PT |
| dc.subject | realidade aumentada | pt_PT |
| dc.subject | satisfação académica | pt_PT |
| dc.subject | academic achievement | pt_PT |
| dc.subject | academic satisfaction | pt_PT |
| dc.subject | augmented reality | pt_PT |
| dc.subject | science teaching | pt_PT |
| dc.subject | teaching strategies | pt_PT |
| dc.title | O ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geologia com recurso à realidade aumentada | pt_PT |
| dc.title.alternative | efeitos na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores | pt_PT |
| dc.type | doctoral thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| person.familyName | DE MOURA MARQUES CORREIA DE FARIA | |
| person.givenName | ANTÓNIO NUNO | |
| person.identifier | 5E6-QLoAAAAJ | |
| person.identifier.ciencia-id | 7F15-6F21-7227 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3088-9464 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 58647463300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | b8661e70-53dc-493b-855d-ee600be41d26 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b8661e70-53dc-493b-855d-ee600be41d26 | |
| thesis.degree.name | Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2025 | pt_PT |
