Repository logo
 
Publication

O ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geologia com recurso à realidade aumentada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMiranda, Guilhermina Lobato
dc.contributor.authorFARIA, ANTÓNIO
dc.date.accessioned2025-05-14T15:18:52Z
dc.date.available2025-05-14T15:18:52Z
dc.date.issued2025-02-10
dc.date.submitted2024-09-17
dc.description.abstractO presente trabalho centra-se na utilização da realidade aumentada (RA) no ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geologia com o objetivo de melhorar a aprendizagem e a satisfação de alunos e professores. A investigação iniciou-se com uma revisão sistemática da literatura sobre a RA, destacando a sua crescente relevância no contexto educativo. A RA é apresentada como uma ferramenta que pode tornar o ensino mais interativo e envolvente, permitindo que os alunos visualizem conceitos complexos de forma mais clara e intuitiva. A tese explora diferentes estratégias de ensino que incorporam a RA, enfatizando a importância de um enquadramento teórico sólido que sustente a prática pedagógica. A metodologia utilizada incluiu a implementação de atividades práticas em sala de aula, onde os alunos interagiram com conteúdos digitais sobrepostos ao mundo real. Estas atividades foram cuidadosamente planeadas e executadas, permitindo que os alunos participassem ativamente no processo de aprendizagem. Os resultados foram obtidos através da análise de dados quantitativos, incluindo questionários aplicados aos alunos e os seus resultados em instrumentos de avaliação (pós-teste e follow-up). A análise revelou que a utilização da RA não só aumentou a motivação dos alunos, mas também melhorou a sua compreensão dos conteúdos abordados. Os alunos relataram uma maior satisfação com as aulas, destacando a interatividade e a possibilidade de explorar os temas de forma mais dinâmica. Os professores, por sua vez, notaram uma melhoria no desempenho dos alunos e uma maior participação nas atividades. Além disso, está incluído na presente tese uma síntese dos artigos científicos produzidos ao longo do doutoramento, refletindo a lógica que guiou a sua redação e a pesquisa, discutindo-se a importância da contextualização dos conteúdos e das estratégias de ensino utilizadas, sublinhando que a RA deve ser integrada de forma coerente no currículo escolar, abordando-se os desafios enfrentados na implementação da RA, como a necessidade de formação adequada dos professores e a disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas, defendendo-se que, apesar das dificuldades, os benefícios da RA no ensino superam os obstáculos e que a formação contínua dos educadores é fundamental para maximizar o potencial desta tecnologia. Em conclusão, procuramos dar uma contribuição significativa para o campo da educação, ao demonstrar como a realidade aumentada pode ser utilizada de forma eficaz no ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Este trabalho não só enriquece a prática pedagógica, mas também oferece uma base sólida para futuras investigações sobre o impacto da tecnologia na educação, destacando a importância de um ensino inovador e adaptado às necessidades dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e envolvente.pt_PT
dc.identifier.tid101719116pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/100689
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectdesempenho académicopt_PT
dc.subjectensino das ciênciaspt_PT
dc.subjectestratégias de ensinopt_PT
dc.subjectrealidade aumentadapt_PT
dc.subjectsatisfação académicapt_PT
dc.subjectacademic achievementpt_PT
dc.subjectacademic satisfactionpt_PT
dc.subjectaugmented realitypt_PT
dc.subjectscience teachingpt_PT
dc.subjectteaching strategiespt_PT
dc.titleO ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geologia com recurso à realidade aumentadapt_PT
dc.title.alternativeefeitos na aprendizagem e na satisfação de alunos e professorespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameDE MOURA MARQUES CORREIA DE FARIA
person.givenNameANTÓNIO NUNO
person.identifier5E6-QLoAAAAJ
person.identifier.ciencia-id7F15-6F21-7227
person.identifier.orcid0000-0003-3088-9464
person.identifier.scopus-author-id58647463300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb8661e70-53dc-493b-855d-ee600be41d26
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb8661e70-53dc-493b-855d-ee600be41d26
thesis.degree.nameTese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2025pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
scnd990026354742547_td_António_Faria.pdf
Size:
16.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: