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Sobredotação em Portugal : caracterização da população em idade pediátrica

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorCamilo, Cristina
dc.contributor.advisorBahia, Sara
dc.contributor.authorCoelho, Inês Pereira
dc.date.accessioned2017-04-10T15:47:44Z
dc.date.available2017-04-10T15:47:44Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2016pt_PT
dc.description.abstractDada a existência de pouca informação na comunidade pediátrica portuguesa sobre a sobredotação, foi desenvolvido o seguinte estudo com o principal objetivo de caraterizar a população sobredotada em Portugal. Foi realizado e analisado um questionário a 33 progenitores cujos filhos frequentavam a ANEIS1 - 11 raparigas e 22 rapazes, com idades entre 6 e 17 anos. Apenas 6 avançaram 1 ano ao longo do percurso escolar e as disciplinas que mais gostam são Matemática e Ciências; as que menos gostam são Línguas e Educação Física. Os principais sinais de precocidade são o discurso fluente precoce, a rapidez de aprendizagem e a intensa curiosidade. As características de personalidade mais presentes foram a sinceridade e a justiça; as menos demonstradas foram ser calado e ambicioso. Concluiu-se que: a hereditariedade não é fator exclusivo de sobredotação; existem mais crianças do sexo masculino com este diagnóstico; existe uma maior inclinação masculina para Ciências e Matemática e uma maior preferência feminina por Artes e Línguas; não foram reveladas diferenças significativas nos dados biométricos mas verificou-se sinais de precocidade no desenvolvimento psicomotor; e que os traços de personalidade mais visíveis foram a sinceridade, justiça, empatia e dificuldades relacionais.pt_PT
dc.description.abstractGiven the lack of information within the Portuguese Pediatric Community concerning intellectual giftedness, the following study was developed with the main objective being to characterize the gifted population in Portugal. A questionnaire was developed and given to 33 parents whose kids attended ANEIS – 11 girls and 22 boys, with ages between 6 and 17 years old. Only 6 of them studied at an advanced level; the subjects most liked are Maths and Sciences while the most disliked are Languages and Physical Education. The main signs of precocity were the early linguistic fluency, quick learning and intense curiosity. The personality traits more common were sincerity and justice; the least demonstrated were being quiet and ambitious. It was concluded that: heredity isn’t an exclusive factor of giftedness; there are more male children with this diagnosis; males prefer Maths and Sciences while females favor Languages and Arts; there were no significant differences on biometric data however there were signs of precocity on psychomotor development; and the most common character traits are sincerity, justice, empathy and relational difficulties.pt_PT
dc.identifier.tid201287609pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/27416
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriança sobredotadapt_PT
dc.subjectPediatriapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleSobredotação em Portugal : caracterização da população em idade pediátricapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicinapt_PT

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