Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
19.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho enquadra-se num conjunto de tarefas de desenvolvimento da
carreira docente universitária. Na perspectiva institucional dessa carreira, traduz-se na
apresentação de uma dissertação de doutoramento em Orientação Escolar e Profissional.
Na perspectiva pessoal, corresponde à concretização de objectivos de especialização no
desempenho do papel profissional. Integra a experiência de mais de dez anos de ensino e
de investigação; e também a experiência de actividades de Orientação em escolas
secundárias e de supervisão dos Psicólogos Conselheiros em serviço nessas escolas.
A escolha do tema para o projecto de investigação conduzido ao longo dos últimos
cinco anos e cujos resultados se condensam neste trabalho foi, em grande parte,
consequência dessa experiência e da reflexão que proporcionou sobre a teoria e a prática
da Orientação.
Em primeiro lugar, por motivos de ordem teórica e metodológica. A abordagem das
aptidões no quadro dos determinantes pessoais das escolhas vocacionais tem evoluído
profundamente nas últimas décadas. Novos modelos de intervenção daí decorrentes
exigem novos estudos de medida e a validação de novos instrumentos psicológicos.
Em segundo lugar, por motivos ligados ao contexto educativo português. O estudo
das aptidões em relação com a estrutura do sistema educativo e as oportunidades de
carreira que proporciona, não tem merecido entre nós a atenção que a importância do tema
exige - importância que acresce no quadro de reforma em curso. A possibilidade de um
contributo neste domínio constituiu, sem dúvida, um factor decisivo na configuração do
projecto.
Finalmente, a expectativa de que a adaptação e aferição para estudantes portugueses
de uma das baterias de aptidões mais conhecidas em todo o mundo pudesse vir a ser útil à
prática da Orientação em Portugal, representou mais um estímulo para a conclusão do
trabalho.
Description
Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia da Orientação Escolar e Profissional), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1993
Keywords
Psicologia aplicada Orientação vocacional Escola secundária GATB (Psicologia) Teses de doutoramento - 1993