Repository logo
 
Publication

Comunidades de marca e meios sociais: o caso da rádio no Facebook

dc.contributor.advisorMendes, Paula Isabel dos Santos Cordeiro
dc.contributor.authorMendes, António Manuel Campos
dc.date.accessioned2017-04-20T19:30:44Z
dc.date.available2017-04-20T19:30:44Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.description.abstractA rádio está a atravessar profundas alterações na forma como é produzida e consumida. Estas mudanças são consequências da convergência e da desregulamentação que, em conjunto, proporcionam um aumento da pressão concorrencial entre rádios. Neste contexto, o marketing passou a orientar as estratégias de programação das rádios (Cordeiro, 2007). Simultaneamente, a Web 2.0 proporcionou um crescimento gigantesco do uso dos meios sociais, em particular do Facebook, que tem levado as marcas em geral, e as rádios em particular, a aglomerar o maior número de fãs possível, com o objetivo de criar comunidades de marca. A partir das características e dos tipos de práticas sociais nas comunidades de marca (Muniz & O’Guinn, 2001; Schau et al., 2009), investigaram-se páginas de Facebook de estações de rádio, recorrendo à análise de conteúdo. Os dados levaram a concluir que, no caso das rádios, o Facebook é um canal de comunicação entre o meio e uma audiência, que se comporta como tal, sem traços de comunidade de marca. Para contraste, inclui-se um estudo sobre a plataforma de meios sociais 9gag onde se identificam caraterísticas e práticas de comunidade de marca.pt_PT
dc.description.abstractRadio is going through profound changes in the way it is produced and consumed. These changes are consequences of convergence and deregulation which, together, provide an increase in competitive pressure between radios. In this context, marketing and brand passed to orient the radio programming strategies (Cordeiro, 2007). At the same time, Web 2.0 has provided a huge growth in the use of social media, particularly Facebook, which has led brands in general, and radio in particular, to agglomerate the largest possible number of fans on social media, with the goal of creating brand communities. From the characteristics and types of social practices in brand communities (Muniz & O'Guinn., 2001; Schau et al, 2009), we investigated radio stations Facebook pages, using content analysis. The data led to the conclusion that, in the case of radio, Facebook is a communication channel between the medium and an audience, which behaves as such, with no traces of brand community. A study on social media platform 9gag content was done to illustrate how a brand community behaves.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid101452632
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/13534
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticaspt_PT
dc.subjectRádiopt_PT
dc.subjectRadiomorfosept_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectComunidade de marcapt_PT
dc.subjectMeios sociaispt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectRadioen
dc.subjectRadiomorfosisen
dc.subjectBranden
dc.subjectBrand communityen
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectFacebooken
dc.titleComunidades de marca e meios sociais: o caso da rádio no Facebookpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Mendes, A. (2016), TESE FINAL.pdf
Size:
18.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
RESUMO .pdf
Size:
160.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: