Publication
A autoformação do profissional da educação e formação. Um processo de desenvolvimento pessoal, social e profissional
| dc.contributor.author | Loss, Adriana | |
| dc.contributor.author | Caetano, Ana | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-13T16:03:24Z | |
| dc.date.available | 2018-04-13T16:03:24Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description | Colóquio realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2017 | pt_PT |
| dc.description.abstract | Sabemos que para o significativo desempenho profissional, na área da Formação de professores e educadores, é imprescindível o desenvolvimento da consciência de si, da consciência da relação com o outro e da consciência profissional. Neste sentido, propusemos realizar uma formação continuada para o desenvolvimento das dimensões pessoal, social e profissional em que, a partir da investigação-formação, se pretendia simultaneamente desenvolver, regular e compreender os processos formativos em curso. Os objetivos da pesquisa foram: a) identificar, nas vivências de autoformação, os processos formativos que contribuem para o desenvolvimento do sentido do cuidado ao educador; b) compreender as repercussões das vivências nas dimensões intra e interpessoais e éticas do Ser educador; c) destacar as contribuições da autoformação para a profissão do ser educador. O estudo teve como enquadramento teórico reflexões acerca da formação de professores e educadores a partir de Josso, Nóvoa, Caetano e Estrela. O estudo empírico teve como público alvo professores, educadores e estudantes de Pedagogia na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS/Brasil) e, estudantes e diplomados dos mestrados do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa). A recolha de dados ocorreu a partir dos encontros organizados em oficinas ou sessões de autoformação estruturadas em três módulos, assim intitulados: Consciência de si; Consciência da relação com o outro; e Consciência profissional. As oficinas foram constituídas de atividades de autoconhecimento, de leituras de textos, de reflexão e de expressão a partir de diferentes linguagens: narrativas orais e escritas, movimentos do corpo a partir da dança, teatro, desenho, poesia e jogos cooperativos. Os resultados da pesquisa revelaram que os trabalhos pedagógicos de autoformação permitiram aos participantes o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Loss, A., & Caetano, A. P. (2018), A autoformação do profissional da educação e formação. Um processo de desenvolvimento pessoal, social e profissional. In J. Pinhal, C. Cavaco, M. J. Cardona, F. A. Costa, J. Marques, & A. R. Faria (Orgs.), Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE - A escola: Dinâmicas e atores (pp. 1026-1035). Lisboa: AFIRSE/Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8272-31-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/32784 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | no | pt_PT |
| dc.publisher | AFIRSE/Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
| dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
| dc.subject | Autoformação | pt_PT |
| dc.subject | Formação ética | pt_PT |
| dc.title | A autoformação do profissional da educação e formação. Um processo de desenvolvimento pessoal, social e profissional | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 1035 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 1026 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE - A Escola: Dinâmicas e Atores | pt_PT |
| person.familyName | Caetano | |
| person.givenName | Ana | |
| person.identifier.ciencia-id | 0E13-A672-5D4E | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2481-5215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56384201600 | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a |
