| dc.contributor.author | Diogo, Sílvia | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-20T14:36:59Z | |
| dc.date.embargo | 2026-06 | |
| dc.date.issued | 2024-12 | |
| dc.description.abstract | Este livro traça em linhas essenciais um breve périplo pela história do uso da escultura de inspiração clássica (predominantemente grega, mas também romana e classicizante) no cinema. A partir de um arco cronológico que começa nos finais do século XIX, este volume percorre várias obras emblemáticas da sétima arte, trazendo do plano de fundo para o primeiro plano as esculturas que as compõem. Algumas das estátuas mais excepcionais e conhecidas do grande público são a Vitória de Samotrácia, que ombreia com Audrey Hepburn em Funny Face, o Discóbolo de Míron, que se apresenta em Olympia e de Le Mépris, e a Vénus de Milo, que Isabelle soube tão bem abrigar no seu corpo em The Dreamers. As esculturas aqui revisitadas são abordadas tendo em conta um duplo trilho: entendemos conciliar a preocupação historiográfica com a aproximação metonímica e/ou metafórica, procurando manter a discussão da Meisterforschung, isto é, a obra de arte original que se insinua na reprodução e/ou simulacro patentes em toda a escultura replicada no cinema. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., No âmbito do projeto com a referência UIDB/04189/2020 – Artis – IHA | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Diogo, S. C. P. (2024). Introdução à escultura clássica no cinema: De Méliès a Coppola. Colibri. | pt_PT |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.51427/10400.5/99540 | |
| dc.identifier.issn | 978-989-566-476-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/99540 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Edições Colibri | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | Fotografia e Cinema; 7 | |
| dc.subject | Escultura e cinema | pt_PT |
| dc.subject | Méliès | pt_PT |
| dc.subject | Coppola | pt_PT |
| dc.title | Introdução à escultura clássica no cinema: de Méliès a Coppola | pt_PT |
| dc.type | book | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04189%2F2020/PT | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.fundingStream | Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base | |
| person.familyName | Pereira Diogo | |
| person.givenName | Sílvia Catarina | |
| person.identifier.ciencia-id | B21A-F6F6-6BD8 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-6945-0822 | |
| project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
| project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
| rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | book | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 18acbfe9-2537-467d-9e7c-ab7261999c4e | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 18acbfe9-2537-467d-9e7c-ab7261999c4e | |
| relation.isProjectOfPublication | 805d2c5e-e991-44ce-b15b-55d6a5bf676e | |
| relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 805d2c5e-e991-44ce-b15b-55d6a5bf676e |
