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Advisor(s)
Abstract(s)
A promoção da melhoria contínua da qualidade do desempenho das Instituições
de Ensino Superior (IES) constitui-se como um objetivo primordial da Agência de
Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), nomeadamente no que se refere
às questões da avaliação da qualidade e à acreditação das instituições e dos seus ciclos
de estudos, que insiram Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior (A3ES, 2015).
Com estas preocupações na ordem do dia, os modelos utilizados para analisar o
cumprimento legal destes objetivos são ponderados a partir de vários indicadores que
têm por base um conjunto de informações recolhidas junto do corpo docente de todas as IES nacionais. Neste contexto, enquanto ao nível do ensino universitário são
considerados os Estatutos da Carreira Docente Universitária (ECDU) (DGES, 2009a),
ao nível do ensino politécnico são considerados os Estatutos da Carreira do Pessoal
Docente do Ensino Superior Politécnico (ECPDESP) (DGES, 2009b).
Motivados pela evidência empírica relativa ao caso português sustentada no primeiro (e, à data, único) censo nacional de acreditação de cursos, propomo-nos, com o
presente estudo, a caraterizar o corpo docente que leciona em ambos os subsistemas
de ensino (universitário e politécnico) e em ambos os setores de ensino (público e
privado), em todas as IES portuguesas. Os indicadores utilizados incorporam perfis
de análise pessoal, académico, de investigação científica e de experiência profissional.
Por forma a permitir um conhecimento mais específico de cada área de estudo, foi
ainda utilizada a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF)
(DGES - Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho, 2005). Assim, para
além de uma caraterização global do corpo docente, o presente estudo está também
organizado por CNAEF a 2 dígitos, ou seja, por cada uma das 22 áreas existentes, identificada através do grau académico mais elevado concluído pelo docente.
Para além de nos propormos contribuir para definir o retrato de quem leciona
no ensino superior português (no seu todo e por área específica), trazendo apor para
o debate sobre a qualidade e a avaliação que é feita da mesma ao nível da formação
superior em Portugal, consideramos que as implicações práticas do presente estudo
permitem às IES analisarem a sua posição face ao panorama nacional das que se constituem como seus pares. Desta forma e como consequência, a análise efetuada poderá
constituir-se, a um nível mais macro, como instrumento de diagnóstico para a melhoria da qualidade das IES e, a um nível mais micro, como informação detalhada sobre
cada área de formação. Num campo mais vasto, consideramos que as implicações
sociais deste trabalho podem encontrar eco junto dos responsáveis pelo ensino superior ao alertarem para os efeitos das ações que são tomadas em termos de modelos e
formalismos legais, preconizados para este nível de ensino.
Os elementos recolhidos tiveram por base a informação constante nas Fichas Curriculares constantes do Guião para a Autoavaliação de Ciclos de Estudos (A3ES, 2014)
proposto pela A3ES.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Pinheiro, Margarida M., Isabel Machado e Cláudia S. Sarrico (2018). Caraterização do corpo docente das áreas de educação e formação do ensino superior português. Lisboa: Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Publisher
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior