Repository logo
 
Publication

Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória

dc.contributor.authorMatos, Ana
dc.contributor.authorSilvestre, Ana Isabel
dc.contributor.authorBranco, Neusa
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2011-11-21T15:11:52Z
dc.date.available2011-11-21T15:11:52Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO pensamento algébrico, mais do que manipular expressões e resolver equações, envolve as capacidades de estabelecer generalizações e relações, interpretar situações e resolver problemas. Este artigo apresenta três experiências de ensino que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Trata-se de estudos qualitativos e interpretativos realizados como investigações de professoras sobre a sua própria prática profissional. As experiências de ensino seguem uma abordagem exploratória e referem-se à aprendizagem da proporcionalidade directa (6.º ano), variáveis e equações (7.º ano) e relações funcionais (8.º ano). Os resultados mostram que, nesta abordagem, os alunos realizam aprendizagens significativas no seu pensamento algébrico.por
dc.description.abstractAlgebraic thinking, more than just the manipulation of expressions and solving equations, also involves the ability to establish generalizations and relationships, interpret situations, and solve problems. This paper presents three teaching experiments aiming at the development of students’ algebraic thinking. They are qualitative and interpretative studies undertaken as teachers research their own professional practice. The teaching experiments, framed on an exploratory approach, concern direct proportion (grade 6), variables and equations (grade 7) and functional relationships (grade 8). The results show that, in this teaching approach, students experience significant learning in their algebraic thinking.
dc.identifier.citationMatos, A., Silvestre, A. I., Branco, N., & Ponte, J. P. (2008). Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória. In R. Luengo-González, B. Gómez-Alfonso, M. Camacho-Machín & L. B. Nieto (Eds.), Investigación en educación matemática XII (pp. 505-516). Badajoz: SEIEM.por
dc.identifier.isbn978-84-934488-9-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/4528
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTarefapor
dc.subjectEnsino exploratóriopor
dc.titleDesenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratóriapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBadajozpor
oaire.citation.endPage516por
oaire.citation.startPage505por
oaire.citation.titleXII Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemáticapor
person.familyNameBranco
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameNeusa
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication7e82fa6f-5029-41ee-b3a8-84e0e3559f12
relation.isAuthorOfPublication7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
08-Matos-Silvestre-Branco-Ponte _Badajoz_.pdf
Size:
309.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: