Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Avaliação e caracterização da variabilidade espacial da fertilidade do solo numa parcela de milho. Elaboração das cartas de prescrição

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TeseVFinalRita.pdf4.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Produzir mais com menos inputs e custos é o grande objetivo dos agricultores. Nesse sentido, a agricultura de precisão (AP) permite, com auxilio das tecnologias associadas, obter conhecimento mais detalhado do terreno, para se aplicar diferenciadamente fatores de produção, consoante a variabilidade espacial e as necessidades das culturas. O solo é base fundamental da agricultura, é nele que as plantas crescem e se desenvolvem. É fundamental, no âmbito da AP, compreender bem as dinâmicas do solo, as propriedades e variabilidade espacial. O objetivo desta dissertação passa por avaliar e caracterizar a variabilidade espacial da fertilidade de uma parcela de milho, para posteriormente se poder elaborar cartas de prescrição. Outro propósito foi aferir os nutrientes limitantes à produtividade. Foram recolhidas 41 amostras de solo para análise laboratorial, para quantificar o valor de cada nutriente em cada local amostrado. Os teores dos nutrientes foram submetidos a interpolação espacial, para perceber os níveis nutricionais existentes em toda a parcela. Com os dados obtidos por interpolação espacial, e sabendo as necessidades nutricionais do milho, efetuaram-se as cartas de prescrição. Foram abertos 3 perfis de solo na parcela dos quais foram recolhidas amostras de cada horizonte para analise mecânica, de forma a aferir as texturas dos solos. Concluiu-se que a medição da variabilidade espacial e mapeamento de uma parcela, são ferramentas importantes para o agricultor, permitindo a este atuar de forma mais precisa. Concluiu-se também que os fatores limitantes à produtividade são os micronutrientes (Fe, Mn, Cu e Zn), pois apresentam correlação elevada com a produtividade (39%, 56%, 36% e 48% respetivamente). Verificou-se ainda que um maior teor de argila e areia grossa afetam negativamente a produtividade (- 36% correlação com a argila e - 49% de correlação com a areia grossa)

Description

Mestrado em Engenharia Agronómica / Instituto Superior de Agronomia

Keywords

agricultura de precisão variabilidade espacial fertilidade análise de solos cartas de prescrição

Pedagogical Context

Citation

Ataíde, R.J.T.C.N. - Avaliação e caracterização da variabilidade espacial da fertilidade do solo numa parcela de milho. Elaboração das cartas de prescrição. Lisboa: ISA, 2017, 90 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISA

CC License