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Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação proposta incidiu na definição de um modelo conceptual, baseado na literatura
de referência, como Fullan (1991), Chaves e Parente (2011) e Vos (2015), onde se pretendeu
compreender o papel da formação inicial e contínua docentes no âmbito do ensino das ciências
económicas e sociais, ao nível do ensino secundário, para uma possível valoração e recurso a
determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Situando-se num
paradigma construtivista, em que se assume a construção das aprendizagens através das experiências
(Dewey, 1933; Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008), a presente investigação
pretendeu, de igual forma, relevar o papel que os designados jogos didáticos e de simulação,
muitos deles organizados por instituições de ensino superior, poderão ter nas aprendizagens e
motivação dos alunos em contexto escolar, particularizando à didática do ensino da Economia.
Complementarmente, pretendeu-se evidenciar a forma como o modelo conceptual será aplicado
numa futura investigação, tendo em vista procurar dar resposta aos objetivos definidos. Desta
forma, pretende-se desenvolver posteriormente esta investigação recorrendo à aplicação de um
questionário desenvolvido pelos autores e que visa avaliar as diferentes dimensões da investigação,
considerando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo
de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território
nacional. A metodologia utilizada nesta investigação incidirá no desenvolvimento de equações
estruturais, com vista a investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas
no modelo. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas
temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário
em Portugal.
Description
Keywords
Formação de professores Didática da economia Jogos didáticos e de simulação Aprendizagem Motivação
Pedagogical Context
Citation
Mucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2016). O papel dos jogos didáticos no reportório de práticas docentes de economia. In C. Mesquita, M. V. Pires, & R. P. Lopes (Eds.), Livro de atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) (pp. 393-401). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação.
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
