Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel dos jogos didáticos no reportório de práticas docentes de economia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Atas_INCTE_2016_Mucharreira_Cerdeira_Cabrito.pdf150.18 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação proposta incidiu na definição de um modelo conceptual, baseado na literatura de referência, como Fullan (1991), Chaves e Parente (2011) e Vos (2015), onde se pretendeu compreender o papel da formação inicial e contínua docentes no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais, ao nível do ensino secundário, para uma possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Situando-se num paradigma construtivista, em que se assume a construção das aprendizagens através das experiências (Dewey, 1933; Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008), a presente investigação pretendeu, de igual forma, relevar o papel que os designados jogos didáticos e de simulação, muitos deles organizados por instituições de ensino superior, poderão ter nas aprendizagens e motivação dos alunos em contexto escolar, particularizando à didática do ensino da Economia. Complementarmente, pretendeu-se evidenciar a forma como o modelo conceptual será aplicado numa futura investigação, tendo em vista procurar dar resposta aos objetivos definidos. Desta forma, pretende-se desenvolver posteriormente esta investigação recorrendo à aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores e que visa avaliar as diferentes dimensões da investigação, considerando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território nacional. A metodologia utilizada nesta investigação incidirá no desenvolvimento de equações estruturais, com vista a investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.

Description

Keywords

Formação de professores Didática da economia Jogos didáticos e de simulação Aprendizagem Motivação

Pedagogical Context

Citation

Mucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2016). O papel dos jogos didáticos no reportório de práticas docentes de economia. In C. Mesquita, M. V. Pires, & R. P. Lopes (Eds.), Livro de atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) (pp. 393-401). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação

CC License