Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu- se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.

Description

Keywords

1º ciclo do ensino básico, Kahoot!, prática de ensino supervisionada (PES), tecnologias de informação e educação (TIC)

Pedagogical Context

Citation

Toscano, C. S. S., & Gil, H. T. (2022). As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot! / Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!. Brazilian Journal of Development, 8(4), 25509–25519. https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-188

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue