Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
301.81 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot!
no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo
assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das
crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28
alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu- se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados,
recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos
por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola
EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC
e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram
verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas
verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças,
criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem
melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.
Description
Keywords
1º ciclo do ensino básico, Kahoot!, prática de ensino supervisionada (PES), tecnologias de informação e educação (TIC)
Pedagogical Context
Citation
Toscano, C. S. S., & Gil, H. T. (2022). As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot! / Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!. Brazilian Journal of Development, 8(4), 25509–25519. https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-188