Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A tradição escolar da Geografia reparte-se entre o estudo do mundo e o do país, sendo desvalorizada a escala local, que é, contudo, defendida, desde o século XVII, para os primeiros anos de escolaridade. Com génese no Ensino Secundário, o Projeto Nós Propomos!, a que no 1.º ciclo do Ensino Básico acresce a designação de Pequenos Grandes Cidadãos, desafia as crianças a identificarem problemas locais e a apresentarem propostas para a sua resolução. O projeto pode ser desenvolvido por grupos de alunos ou, maioritariamente, é realizado no âmbito do grupo-turma, onde há maior protagonismo do docente. O Nós Propomos! é desenvolvido em vários países e com bons resultados. Mais do que os projetos desenvolvidos pelos alunos, alguns deles já concretizados, assiste-se a um importante desenvolvimento da educação cidadã.
Description
Keywords
Geografia Projeto Escola Cidadania territorial Problemas
Pedagogical Context
Citation
Claudino, S. (2025). O Projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos. Aprender, 49, 34-46. https://doi.org/10.58041/aprender.246
Publisher
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.