Repository logo
 
Publication

Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração

dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.contributor.authorSerrazina, Maria de Lurdes
dc.date.accessioned2011-09-06T11:46:13Z
dc.date.available2011-09-06T11:46:13Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractEste artigo analisa o percurso de um grupo de professores, educadores matemáticos e formadores que durante cerca de dois anos empreenderam um trabalho colaborativo conjunto. Inicialmente, o grupo assumia-se como um grupo de estudos, em torno do tema “O professor como investigador”, e a sua atenção foi-se centrando cada vez mais nos objectos a investigar – as práticas profissionais. Numa segunda fase, o grupo empreendeu colectivamente a elaboração de um livro sobre este tema. O artigo dá especial atenção às aprendizagens realizadas pelos participantes, às dificuldades por eles manifestadas e ao papel do trabalho colaborativo; conclui que a dinâmica de um grupo deste tipo evolui com o tempo, tal como os seus objectivos e modos de trabalho, sendo muito importante que exista uma liderança colectiva que procure integrar as contribuições de todos e prepare de modo cuidado as decisões fundamentais respeitantes à vida do grupo; refere que um ambiente de confiança e boas relações interpessoais têm de ser construídas e constantemente revitalizadas através da comunicação, do diálogo, da compreensão e do cuidado; finalmente, sublinha que o aproveitamento das capacidades individuais a favor do trabalho do grupo e das potencialidades do grupo para o dsenvolvimento dos seus membros constitui um elemento decisivo num trabalho colaborativo conjunto.por
dc.description.abstractThis paper analyses the journey undertook by a group of teachers, mathematics educators, and teacher educators that for about two years carried out a collaborative work. The group, at first, regarded itself as a study group, focused in the theme of “teacher as researcher”, giving increasing attention to the objects to investigate – professional practices. In a second phase, the group decided to elaborate a collective book about this topic. The paper pays special attention to what participants learned in this process, the difficulties that they felt, and the role that collaborative work played. It concludes that the dynamics of a group such as this evolves in time, as well as its objectives and working methods. It also indicates that it is important a collective leadership that integrates the contributions of all members and carefully prepares the fundamental decisions regarding the life of the group. It reports that a trusting environment and good personal inter-relations need to be constructed and constantly revitalized through communication, dialogue, mutual comprehension and care. Finally, it stresses that taking advantage the individual capacities in favour of group work and of the group potential to the development of their members constitutes a decisive element in a joint collaborative work.
dc.identifier.citationPonte, J. P., & Serrazina, M. L. (2003). Professores e formadores investigam a sua própria prática. Zetetiké, 11(20), 51-84.por
dc.identifier.issn0104-4877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/3992
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectCollaborationpor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectProfessor investigadorpor
dc.subjectPractitioner researcherpor
dc.titleProfessores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboraçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCampinas, Brasilpor
oaire.citation.endPage84por
oaire.citation.startPage51por
oaire.citation.titleZetetiképor
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.familyNameSerrazina
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf
relation.isAuthorOfPublicationb41d6432-2ac5-44d6-994f-28e4323305a2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb41d6432-2ac5-44d6-994f-28e4323305a2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
03-Ponte-Serrazina (Zetetike).pdf
Size:
320.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: