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Dinâmicas envolvidas nos processos de integração escolar dos alunos oriundos da Europa de Leste
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Florbela | |
| dc.contributor.author | Relvas, Maria Teresa Castelo Branco Neves Ferrão, 1961- | |
| dc.date.accessioned | 2020-04-21T17:27:24Z | |
| dc.date.available | 2020-04-21T17:27:24Z | |
| dc.date.issued | 2006 | |
| dc.description | Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2006 | pt_PT |
| dc.description.abstract | Analisaram-se as dinâmicas envolvidas nos processos de integração escolar de alunos da Europa de leste numa escola do concelho de Sintra, caracterizada por uma população discente culturalmente heterogénea. A investigação é qualitativa, corresponde a um estudo de caso e segue o paradigma interpretativo. Nela participaram doze alunos, dez directores de turma, e as presidentes dos Conselhos Pedagógico e Executivo. Os dados provém de entrevistas, questionários e análise documental e foram interpretados à luz de três dimensões de análise principais - Identidade cultural. Integração e Escola. A falta de proficiência na língua portuguesa constitui a principal dificuldade sentida por estes alunos na aprendizagem de conteúdos curriculares e nos vários cenários onde se desenrolam dinâmicas de integração. A progressão da aprendizagem baseia-se sobretudo na avaliação de competências cognitivas. A diferenciação pedagógica como estratégia de integração dos grupos culturais minoritários não é ainda suficientemente promovida. Professores e currículos são predominantemente monoculturais. O património cultural dos alunos de leste tem sido pouco valorizado. Estes desenvolveram estratégias inteligentes de integração em grupos constituídos maioritariamente por portugueses. Apesar da resistência identitária destes alunos, alguns iniciaram já um percurso de desestruturação cultural, com rejeição da sua herança cultural. Os Projectos Educativo e Curricular de Escola defendem a construção de uma identidade cívica e o desenvolvimento de valores de cidadania, mas raros são ainda os projectos curriculares de turma que contemplam estratégias orientadas nesse sentido. É defendida neste trabalho uma escola plural capaz de desenvolver em cada aluno uma imagem positiva da sua cultura e, simultaneamente, de promover em todos eles o conhecimento e aceitação das restantes culturas e a valorização da diversidade cultural enquanto património superior da humanidade. São formuladas algumas recomendações dirigidas a implementar práticas e estratégias de natureza intercultural nesta escola. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/43030 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação intercultural | pt_PT |
| dc.subject | Educação para a cidadania | pt_PT |
| dc.subject | Identidade cultural | pt_PT |
| dc.subject | Aculturação | pt_PT |
| dc.subject | Teses de mestrado - 2006 | pt_PT |
| dc.title | Dinâmicas envolvidas nos processos de integração escolar dos alunos oriundos da Europa de Leste | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação | pt_PT |
