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Contribuições para modelação de vendas de produtos de grande consumo : uma aplicação ao mercado dos produtos transformados de papel

dc.contributor.advisorThemido, Isabel Hall
dc.contributor.authorGrilo, Luís Miguel Lindinho da Cunha Mendes
dc.date.accessioned2022-07-01T14:08:28Z
dc.date.available2022-07-01T14:08:28Z
dc.date.issued1997-10
dc.descriptionMestrado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestãopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação teve por principal objectivo a construção de modelos de regressão explicativos das vendas de dois produtos de grande consumo ( transformados de papel), que • apresentam notável variabilidade e sazonalidade. Foram, ainda, modelizadas as quotas de mercado destes dois produtos, bem como as vendas do Mercado Global, com o objectivo de proporcionar modelos alternativos de previsão de vendas. Com base em dados cedidos pela Renova, líder no mercado Português, vários modelos lineares foram desenvolvidos. Nestes, o preço surge como importante variável explicativa. Uma outra variável, que aparece significativa, em alguns modelos, é a quota das outras marcas onde o peso das marcas da distribuição é o mais representativo. Para os modelos de vendas, a variável 'dependente desfasada, assume um poder explicativo, que reflecte não só a notoriedade da marca em análise como, também, os hábitos de consumo. Os modelos finais encontrados são os que possibilitam os melhores ajustamentos e minimizam os erros de previsão.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this dissertation was the development of reg-ression models to expiamn the sales of two consumer products that present notable variabilitv and seasonality ( personal hygiene paper pulp basecl products). Models for the market share of two products and for the sales of the total market were also developed in order to evaluate altemative approaches to sales fo recas tin g. Using data from Renova, the Portuguese leader in this market, several linear models were developed. In these models price is an important explanatory variable. Another variable that is also significant in some models is the market share of own brands. For the sales models, the lagged sales variable lias a significant explanatory power, which reflects the importance of the brand under analysis and consumer habits. The final models are those which provide a better fit and minimize the forecasting errors.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGrilo, Luís Miguel Lindinho da Cunha Mendes (1997). “Contribuições para modelação de vendas de produtos de grande consumo : uma aplicação ao mercado dos produtos transformados de papel”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/24740
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectProdutos Transformados de Papelpt_PT
dc.subjectModelação de Vendaspt_PT
dc.subjectPrevisãopt_PT
dc.subjectQuota de Mercadopt_PT
dc.subjectAnálise de Regressãopt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPersonal Hygiene Paperpt_PT
dc.subjectSales Modellingpt_PT
dc.subjectForecastingpt_PT
dc.subjectMarket Sharept_PT
dc.subjectRegressionpt_PT
dc.titleContribuições para modelação de vendas de produtos de grande consumo : uma aplicação ao mercado dos produtos transformados de papelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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