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Aquisição prosódica entre os 4 e os 18 anos de idade

dc.contributor.authorFilipe, Marisa
dc.contributor.authorVicente, Selene
dc.contributor.authorFrota, Sónia
dc.date.accessioned2017-02-11T10:59:16Z
dc.date.available2017-02-11T10:59:16Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA prosódia, associada aos aspetos suprasegmentais da fala responsáveis pela produção da melodia do discurso e pela segmentação do fluxo da fala em unidades portadoras de sentido, constitui uma fonte de modulação e transmissão de significado crucial para a produção e compreensão de intenções comunicativas. No presente estudo, acompanhamos a trajetória de aquisição da prosódia em falantes monolingues do Português Europeu no período entre os 4 e os 18 anos de idade. Avaliaram-se 42 participantes com a versão Portuguesa do Profiling Elements of Prosodic Systems-Communication (PEPS-C), um instrumento de avaliação da prosódia recetiva e expressiva em torno de 4 dimensões fundamentais: segmentação, foco, interação e afeto. Traçamos um perfil desenvolvimental, identificando o período entre os 6 e os 9 anos como uma fase marcante em termos do domínio e maturação do sistema prosódico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFilipe, M. G., Vicente S. G., &Frota, S. (2012) Aquisição prosódica entre os 4 e os 18 anos de idade [Prosodic acquisition from 4 to 18 years]. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva, & V. Monteiro (Eds.), Proceedings of the 12th International Conference of Psychology and Education: (pp. 444-458).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/26491
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationDevelopment of prosodic structure and intonation
dc.titleAquisição prosódica entre os 4 e os 18 anos de idadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDevelopment of prosodic structure and intonation
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCLE-LIN%2F108722%2F2008/PT
oaire.citation.endPage458pt_PT
oaire.citation.startPage444pt_PT
oaire.citation.titleProceedings of the 12th International Conference of Psychology and Educationpt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isProjectOfPublicationc9a75d7b-91b5-49d3-bdaa-e9278254411f
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryc9a75d7b-91b5-49d3-bdaa-e9278254411f

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