Repository logo
 
Publication

B-learning, os trabalhos de casa e o computador Magalhães no 1º ciclo de escolaridade

dc.contributor.advisorJorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
dc.contributor.authorVieira, Marlene Teresa Costa Fonseca, 1980-
dc.date.accessioned2013-03-26T16:42:06Z
dc.date.available2013-03-26T16:42:06Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012por
dc.description.abstractCom o Plano Tecnológico, as famílias, até ao ano letivo 2010/2011, conseguiram adquirir um computador Magalhães, a custo acessível e para cada elemento de seis anos de idade. Assim, o equipamento proporciona desde cedo a utilização das TIC. O decreto-lei n.º 139/2012 reforça que no primeiro ciclo é importante a articulação entre as áreas disciplinares e as tecnologias de informação e comunicação. Reuniram-se as condições para ser implementado um projeto, onde em sala de aula e em casa os alunos do terceiro ano de escolaridade do ensino básico, conseguissem utilizar o computador Magalhães e respetivo software, de forma complementar e criativa. Essa integração foi visível em todas as áreas disciplinares, no entanto, este Projeto revela especial enfoque à área da Língua Portuguesa, em articulação com as áreas artísticas e as TIC. Com a atividade concluída, o passo seguinte foi a publicação em blogues que, além de promoverem elevada acessibilidade e motivação nos alunos, coloca-se ainda o computador Magalhães ao serviço da rede comunitária, promovendo uma maior visibilidade das atividades dos alunos junto da comunidade escolar. O estudo revelou que esta articulação é enriquecedora, tanto ao nível da criatividade como da expressão escrita.por
dc.description.abstractThe Technological Plan, approved in 2007, was the largest program of technological innovation in Portuguese schools. The Technological Plan provided the Portuguese families the opportunity to buy an affordable computer for every six years old child, and to transform the Portuguese schools, preparing the young generations for the knowledge society. This equipment provides an early use of ICT. The Law 139/2012 emphasizes that in the first cycle of studies it is important to infuse the digital technologies in the curriculum. These were the essential conditions to develop a class project, where the pupils creatively used their computers and the software, both in the classroom and at home. This integration was visible in all subject areas; however, this research focuses on the activities developed in Portuguese, Arts and ICT. A blog was used to publish the pupils’ activities and artifacts, providing high accessibility both to parents and the community, which was highly motivating to the pupils. In this paper we describe the successful attempts to develop e-learning in third grade class. The project revealed that articulating the curriculum areas through ICT is rewarding, both in terms of creativity, writing skills and visibility of the students’ and teachers’ activities.por
dc.identifier.tid201248220
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/8111
dc.language.isoporpor
dc.subjectB-learningpor
dc.subjectTrabalhos de casapor
dc.subjectNovas tecnologias da informação e da comunicaçãopor
dc.subjectTrabalhos de projeto de mestrado - 2012por
dc.titleB-learning, os trabalhos de casa e o computador Magalhães no 1º ciclo de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfpie043051_tm.pdf
Size:
3.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: