Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies

Authors

Publications

Vila Nova de São Pedro e a Arqueologia Pública - a consolidação de um projecto através dos agentes da sua história
Publication . Arnaud, José Morais; Martins, Andrea; Neves, César; Diniz, Mariana
Em 2017, a Associação dos Arqueólogos Portugueses iniciou um projecto de investigação para o povoado calcolítico de Vila Nova de São Pedro (Azambuja, Portugal), com o objectivo de valorizar, através do conhecimento científico, um sítio arqueológico com grande destaque no percurso historiográfico da Arqueologia ibérica. Uma das vertentes do projecto VNSP3000 foi, desde o primeiro momento, a recuperação das memórias ligadas a este sítio arqueológico e às sucessivas campanhas de escavação que aí decorreram, através do registo dos relatos daqueles que lá trabalharam e constituem uma parte fundamental da Identidade de Vila Nova de São Pedro. Esta Arqueologia da Memória tem sido trabalhada através de diversas actividades, interligada com numerosas acções de Arqueologia Pública, trazendo VNSP e as suas histórias (calcolíticas e contemporâneas) para a sociedade civil. Estas actividades (visitas, dias abertos, workshops, palestras, publicações, refeições e momentos lúdicos), realizadas em colaboração com diversas instituições parceiras, possibilitam uma eficaz e efectiva disseminação e transmissão do conhecimento a públicos muito diversos.
A nudez em cena e a violência sobre o corpo: uma reflexão
Publication . Coelho, Rui Pina
É um lugar relativamente comum associar-se a representação do corpo nu em cena a uma qualquer forma de violência: uma forma de violência sobre o próprio corpo do actor, sobre os costumes vigentes que a maioria dos espectadores partilhará ou sobre uma qualquer ideia abstracta de corpo da humanidade. Este texto explora a relação entre violência e o corpo nu, entendendo a nudez em cena como um meio para resgatar o teatro da banalização e como uma forma de visar uma modificação do real através da transformação dos intervenientes no processo teatral. Um corpo (nu) que se apresenta em cena como um palco para a transformação social.
Em busca da colecção perdida (1): Vila Nova de São Pedro no Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Publication . Neves, César; Arnaud, José Morais; Martins, Andrea; Diniz, Mariana
Desde 2016 que Vila Nova de São Pedro corresponde à temática central do projecto VNSP 3000, que procura reunir e analisar toda a informação relacionada com este sítio. Além do Museu Arqueológico do Carmo (MAC), tem-se vindo a contactar instituições que contam, nos seus acervos, com espólio arqueológico proveniente deste povoado Calcolítico. Perante estas colecções, tem sido adoptada a mesma metodologia usada no conjunto do MAC: inventariar; registar. Entre os numerosos artefactos arqueológicos à guarda do Museu Municipal de Vila Franca de Xira, encontra-se uma pequena colecção proveniente de Vila Nova de São Pedro. Contabilizaram-se 149 elementos divididos entre Indústria Lítica (pedra lascada e pedra polida/afeiçoada) e Cerâmica. O destaque vai para o conjunto de pedra polida e afeiçoada, assim como para os pesos de tear em cerâmica.
Desde a crista, olhando para o Tejo - os abrigos com pintura esquemática do Pego da Rainha (Mação, Portugal)
Publication . Martins, Andrea
No centro do território português, no concelho de Mação, no topo de uma crista quartzítica, localizam-se os abrigos do Pego da Rainha. Estes dois sítios arqueológicos apresentam um reportório temático enquadrado na pintura rupestre esquemática, sendo maioritários os motivos de barras e pontos. Esta simplificação temática corresponde a um programa conceptual específico das comunidades do IV e III milénios a.C., sendo os ideogramas as representações mais frequentes. A sua localização destacada, no topo de uma das grandes cristas quartzíticas que cortam o vale do Tejo, possibilita uma efectiva antropização da paisagem, enquadrando-se num território onde arte rupestre, núcleos habitacionais e contextos funerários se interligam. Apresentamos neste trabalho o Abrigo do Pego da Rainha 1 e o Abrigo do Pego da Rainha 2, descrevendo a iconografia presente e as possíveis interpretações, enquadrando-os no território destas comunidades, possibilitando assim uma abordagem de conjunto, que permite sair do hermetismo científico em que frequentemente a arte rupestre se insere.
Alguma cor num fundo de gravura: principais conjuntos da pintura pré-histórica do Vale do Côa
Publication . Alves, Lara Bacelar; Martins, Andrea; Reis, Mário
No Vale do Côa, a utilização da pintura em arte rupestre surge quantitativamente de forma muito reduzida e unicamente em tempos pré-históricos, face à predominância da gravura no decurso dos longos milénios em que signos e imagens foram sendo ali criados. Esta limitação quantitativa não se reflecte na sua relevância científica, como o presente texto procura demonstrar. No contexto de uma síntese sobre os principais conjuntos de pintura pré-histórica nesta região, que se podem dividir em três grupos principais, cronológica e culturalmente subsequentes, será trazida à estampa notícia preliminar de uma das mais surpreendentes revelações que o Vale do Côa guardou para o século XXI: a presença de composições pictóricas que denotam uma clara afinidade estilística com algumas manifestações de Arte Levantina.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UIDB/00460/2020

ID