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Centre for Comparative Studies
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Luso-arabic poetry: reviewing the concept
Publication . Almeida, Catarina Nunes de
According to some Portuguese historians and ethnographers of the nineteenth century, as well as orientalists of the first decades of the twentieth, the Arabs did not have a starring role in Portuguese history. These narratives fit much of the arguments discussed by Edward W. Said in «Orientalism» (1978), as they represent the Arabs in a very derogatory way. After 1974, with the reinstatement of Democracy in Portugal, these Christian-nationalistic narratives lost some of their influence. Contemporary historians, archaeologists, and independent researchers considered the medieval Gharb a pinnacle of cultural sophistication, prosperity, and enlightenment. In the literary field, this thesis gained momentum in 1987, when Adalberto Alves published a collection of poems entitled «O Meu Coração é Árabe: a Poesia Luso-Árabe», with texts by thirty-nine Gharb al-Andalus poets. In this book – and others that followed – Alves complemented and amplified the controversial question of the Arabic influence on the forms and spirit of Iberian courtly poetry, namely the Galician-Portuguese lyric. Furthermore, Gharb al-Andalus is described as a “paradise lost” of tolerance and wisdom, radically opposed to the colonial mentality dominant before the 1974 Revolution. In this chapter, I will discuss the current use of the concept of Luso-Arabic poetry, presenting it as an example of “Counter-Orientalism” (Malette 2010). Firstly, I will show how the concept of Luso-Arabic poetry introduced a selective discourse about the Gharb al-Andalus through the exaltation of its poets and significant aspects of its culture. Secondly, I will explain how this concept paved the way for a historical narrative to build a more “authentic” Portuguese identity. Thirdly, I will look upon contemporary Portuguese poets inspired by Islamic poetry and philosophy. I will show that this subtle influence changes the idea of literary tradition by introducing new ways of understanding poetic writing.
Poéticas do devir: interstícios pós-humanistas
Publication . Furão, Igor; Duarte, João Oliveira; Cantinho, Maria João; Soeiro, Ricardo Gil
O presente volume contempla os textos apresentados na I Jornada Científica
Poéticas do Devir: Interstícios Pós-Humanistas, organizado pelo Centro de
Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
no âmbito da linha de pesquisa promovida pelo Projecto de Investigação
Pós-Humano, integrante do Grupo Morphe (CEC, FLUL). Realizado no dia
12 de Dezembro de 2018, o encontro em apreço visou sobretudo contribuir
para a constituição em Portugal de uma activa comunidade intelectual
e científica em torno de matérias pós-humanistas, procurando reflectir
sobre alguns dos temas mais candentes desta área de estudo, procurando
igualmente traçar novos horizontes para investigações futuras em torno
dos interstícios pós-humanistas.
Nosferatu: 100 anos de terror
Publication . Fischer, Claudia J.; Sá, Patrícia; Viegas, Alexis F.
Nosferatu - 100 Anos de Terror foi uma jornada de celebração do centenário de um dos mais icónicos filmes do Expressionismo Alemão e do Cinema de Terror: Nosferatu, eine Symphonie des Grauens (1922) de F. W. Murnau. O volume que aqui se apresenta procura ser uma extensão deste evento, espelhando o desígnio interdisciplinar e intermédia que o caracteriza: o encontro entre diferentes obras de ficção, artistas, investigadores e professores que representam o modo como o passado pode originar novas criações, literárias, artísticas e académicas, trespassando barreiras geracionais, culturais e profissionais.
Viagem e Cosmopolitismo : da Ilha ao Mundo
Publication . Moniz, Ana Isabel; Pinheiro, Joaquim; Martins Coelho, Leonor; Sousa, Alcina; Santos Pinheiro, Cristina
O Volume Viagem e Cosmopolitismo: da Ilha
ao Mundo reúne trinta e três estudos que,
com olhares diversos, mas complementares,
interpretam os sentidos da condição humana,
na sua relação com o espaço, o tempo,
o Outro ou o próprio Eu, enfatizando e
problematizando a realidade cosmopolita,
que surge, de forma tão evidente, plasmada
na produção literária e cultural. Nesse
sentido, o presente Volume propõe-se
contribuir para o estudo das relações inter e
transculturais dos diversos saberes, que actualmente se têm destacado, impondo-se à exploração do conhecimento no âmbito das Humanidades e de outras áreas afins.
Ângelo de Lima: obra reunida
Publication . Lima, Ângelo de, 1872-1921; Braga, Duarte Drumond; Lopo, Rui
Em nome de Ângelo de Lima, este volume apresenta agora, pela primeira vez, todos os poemas que Fernando Guimarães em 1971 já coligira, mas também as diversas versões que se conhecem, tal como o seu autor as lavrou. As cartas familiares já conhecidas e outras, a sua colaboração na imprensa como cronista e ilustrador e ainda um inclassificável inédito em prosa – registo que não se sabia ter sido por Lima cultivado – além de muitas outras produções artísticas inéditas, traduções e ilustrações a carvão encontradas num seu exemplar de La Légende des Siécles, de Vítor Hugo, ou um conjunto de desenhos em preito a Camões destinados a um concurso público de estampilhas comemorativas do Centenário da Índia. Além disso, compulsam-se os decisivos processos escolar, militar, judicial e clínico que esclarecem as complexas tribulações sociais a que Ângelo foi sujeito. Recupera-se também um largo conjunto de textos testemunhais, memoriais e críticos que dão conta do modo como o Poeta foi sendo integrado na Cultura Portuguesa Contemporânea por autores tão diversos como Fernando Pessoa e Albino Forjaz Sampaio, incluindo um estudo psiquiátrico inédito de António Lobo Antunes e Inês Dias. Este poemário e acervo documental é acompanhado por um exercício de compreensão de Ângelo de Lima feito por Duarte Drumond Braga e Rui Lopo.
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