Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A experiência do livro como lugar de reflexão epistemológica em educação artísticaPublication . Rocha, Ana; Caetano, Ana Paula Viana; Paz, Ana Luísa FernandesEste estudo, na área da educação artística, tem por objetivo compreender a experiência do livro como lugar de reflexão epistemológica, considerando o livro como mediador, como lugar de experiência e como objeto de investigação. Utiliza metodologia baseada em artes através de workshops de investigação realizados com diferentes grupos heterogéneos do ensino superior, onde acontece o fazer livro, que por sua vez resultam a criação de livros de investigação que visam promover o desenvolvimento do conhecimento científico. Ao longo do percurso da tese, o estudo apresenta uma dinâmica construtiva, que se desenvolve organicamente, entrelaçando saberes, construindo relações, que foram também elas moldando o percurso da própria investigação, acolhendo outras possibilidades e alternativas. Apresenta uma abordagem coletiva e participativa, quer na reflexão prática da escrita, quer na grafia e no fazer livro, através de workshops de investigação que são realizados em contexto de ensino superior (unidades curriculares, congressos, seminários, grupos de estudos, entre outros). Entenda-se que se privilegia uma aprendizagem imersiva, baseada em artes, em experiência(s), tempo, espaço e lugar(es) de reflexão, sustentada numa sequência dinâmica de ações (making/exploring/writing), com zonas de contágio (sobreposições), que se desenvolvem numa comunicação dialógica. O estudo desenvolve-se tendo em conta a produção de fazer livro, como prática de investigação, durante e ou após o workshop de investigação. Os resultados do estudo salientam possibilidades de construção coletiva de conhecimento e permitem participar no fazer artístico como investigação, bem como personalizar metodologia baseada em artes como a cardografia, que a autora cria e desenvolve no âmbito da sua pesquisa. Esta tese apresenta-se como uma das primeiras realizada por artigos em educação artística em Portugal, inclui cinco artigos científicos internacionais (quatro como única autora), entre outras publicações e artigos visuais. Fazem parte livros objetos de investigação, resultantes do estudo, que por sua vez foram expostos em espaços universitários e culturais. Deste estudo resultaram propostas de trabalho que se interligam; escritas coletivas, livros participativos, e uma consciencialização da importância do pensar em fazer livro em cursos de formação de professores e no ensino superior em geral. Revela projetos que nasceram já dentro desta pesquisa, como a georeferenciação de bibliotecas pessoais de investigadores e exposições que integram os livros de investigação.