Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A experiência do livro como lugar de reflexão epistemológica em educação artística
    Publication . Rocha, Ana; Caetano, Ana Paula Viana; Paz, Ana Luísa Fernandes
    Este estudo, na área da educação artística, tem por objetivo compreender a experiência do livro como lugar de reflexão epistemológica, considerando o livro como mediador, como lugar de experiência e como objeto de investigação. Utiliza metodologia baseada em artes através de workshops de investigação realizados com diferentes grupos heterogéneos do ensino superior, onde acontece o fazer livro, que por sua vez resultam a criação de livros de investigação que visam promover o desenvolvimento do conhecimento científico. Ao longo do percurso da tese, o estudo apresenta uma dinâmica construtiva, que se desenvolve organicamente, entrelaçando saberes, construindo relações, que foram também elas moldando o percurso da própria investigação, acolhendo outras possibilidades e alternativas. Apresenta uma abordagem coletiva e participativa, quer na reflexão prática da escrita, quer na grafia e no fazer livro, através de workshops de investigação que são realizados em contexto de ensino superior (unidades curriculares, congressos, seminários, grupos de estudos, entre outros). Entenda-se que se privilegia uma aprendizagem imersiva, baseada em artes, em experiência(s), tempo, espaço e lugar(es) de reflexão, sustentada numa sequência dinâmica de ações (making/exploring/writing), com zonas de contágio (sobreposições), que se desenvolvem numa comunicação dialógica. O estudo desenvolve-se tendo em conta a produção de fazer livro, como prática de investigação, durante e ou após o workshop de investigação. Os resultados do estudo salientam possibilidades de construção coletiva de conhecimento e permitem participar no fazer artístico como investigação, bem como personalizar metodologia baseada em artes como a cardografia, que a autora cria e desenvolve no âmbito da sua pesquisa. Esta tese apresenta-se como uma das primeiras realizada por artigos em educação artística em Portugal, inclui cinco artigos científicos internacionais (quatro como única autora), entre outras publicações e artigos visuais. Fazem parte livros objetos de investigação, resultantes do estudo, que por sua vez foram expostos em espaços universitários e culturais. Deste estudo resultaram propostas de trabalho que se interligam; escritas coletivas, livros participativos, e uma consciencialização da importância do pensar em fazer livro em cursos de formação de professores e no ensino superior em geral. Revela projetos que nasceram já dentro desta pesquisa, como a georeferenciação de bibliotecas pessoais de investigadores e exposições que integram os livros de investigação.
  • Métodos artísticos e visuais de pesquisa em Educação e Artes: A Cardografia como proposta/resposta morfológica/performativa
    Publication . Rocha, Ana; Charréu, L.
    O Ensaio Visual pretende mostrar o resultado da apresentação: Métodos artísticos e visuais de pesquisa em Educação e Artes, A Cardografia como proposta/resposta morfológica/performativa, apresentada no 36º Encontro Nacional da APECV/4º Congresso da Rede Ibero Americana de Educação Artística. Numa sala de aula, com mobiliário disposto em formato modelar, os participantes sentados acolheram os oradores que alternadamente foram partilhado escritas e grafias visuais, bem como uma proposta de atividade, que desenvolvida para cada um num todo. Conversando sobre abordagens e métodos artísticos e visuais de pesquisa em Educação e Artes, explorando de que forma têm vindo a ser utilizados por investigadores no ensino universitário, na tentativa de estabelecer uma linha de contágio entre teoria e prática. Linha essa, que é entendida de forma integrada, flexível e interconectada, delimitando fronteiras para o desenvolvimento e construção de uma investigação habitada e humanizada quer por parte dos docentes quer por parte dos estudantes.