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Patrocínio, Tomás

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  • O desafio das Tecnologias Digitais no Ensino Superior – o Facebook como ferramenta
    Publication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, José
    A utilização e a integração das tecnologias digitais no ensino superior assume-se como um importante desafio educativo da sociedade contemporânea, onde vivemos imbuídos em tecnologia e interagimos fortemente através desta, mediados frequentemente por redes sociais. Apesar das universidades terem sido pioneiras na utilização das tecnologias digitais continua a ser fundamental pensar em novas formas da sua inclusão no quotidiano académico, especialmente numa perspetiva pedagógica, para a construção da pessoa e cidadão digital da sociedade tecnológica globalizada. O estudo exploratório que se apresenta foi desenvolvido, no âmbito da formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Iniciação à Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que confere habilitação profissional para a docência. O objetivo central desta investigação é avaliar um formato possível de integração das tecnologias digitais no ensino superior, pretendendo-se especificamente, através de uma metodologia de estudo de caso, testar a utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagens, que é simultaneamente uma rede social – o Facebook – como ferramenta de b-learning no apoio e comunicação online durante o ano letivo de 2013/14. Como método de recolha de dados primários foi aplicado um inquérito por questionário à turma, que incluiu a sua caraterização socioprofissional, os seus hábitos de utilização do Facebook e de e-learning, tendo adicionalmente sido efetuada uma análise interpretativa das sessões síncronas em chat e videoconferência realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, pretendeu-se estudar a aplicabilidade da plataforma Facebook como instrumento de b-learning no ensino superior e verificar as suas potencialidades no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na promoção da cidadania digital.
  • Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa
    Publication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, José
    Em Portugal, no ensino superior, a formação inicial de professores do ensino secundário (ensino médio) obriga à realização de um Mestrado em Ensino numa área específica, após a realização de uma graduação, que conferem, no final, habilitação profissional para a docência. O objetivo deste artigo é apresentar algumas metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem adequadas à formação inicial de professores, em particular, a designada Formação Ativa de professores. Pretende-se analisar a construção e desenvolvimento deste modelo de Formação Ativa, nomeadamente ao nível da interligação das metodologias de ensino e aprendizagem com o processo de avaliação, tendo subjacente a integração pedagógica das tecnologias digitais face ao peso que assumem na sociedade contemporânea. Para tal, foi desenvolvido um estudo empírico que consistiu num estudo de caso de uma turma, nas disciplinas de Didática e Iniciação à Prática Profissional, do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Os resultados apontam para a importância da interligação dos processos de ensino, avaliação e aprendizagem, através sobretudo da utilização de metodologias ativas com eficaz integração das tecnologias digitais por parte dos mestrandos, nomeadamente com a experimentação e sua integração nestes processos, em que o feedback formativo assume um papel relevante.