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Penedo Marques-Pinto, Maria Alexandra

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  • Educação Sexual: Atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses
    Publication . Alvarez, Maria-João; Marques-Pinto, A.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores (N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line, analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os professores revelaram atitudes ainda mais positivas do que em estudos anteriores. Consideraram ter um conhecimento, um conforto e uma disponibilidade moderados, realidade que se mantém inalterada na última década. Ao contrário de estudos anteriores, o início da ES foi proposto mais precocemente, entre o pré-escolar e o 5º ano.1 A perspectiva de ES defendida revela um modelo médico-preventivo, valorizando-se mais a saúde sexual e menos o comportamento sexual e as questões de género. A percepção de formação considerada suficiente, a erotofilia e pontualmente o sexo feminino destacam-se na adopção de uma perspectiva abrangente de ES. A análise de resultados foi, sempre que possível, comparada com resultados de estudos similares realizados no Brasil.
  • Facebook: Risks and Opportunities in Brazilian and Portuguese Youths with Different Levels of Psychosocial Adjustment
    Publication . Marques, Teresa Paula; Marques-Pinto, A.; Alvarez, Maria-João; Pereira, Cicero Roberto
    This study aimed to assess the risks and opportunities associated with Facebook usage and to explore the moderating role of psychosocial (mal)adjustment, nationality and age in these relationships. This correlational study involved a sample of 452 Brazilian and 500 Portuguese youths, aged between 14 and 20 years. Results showed that these youths spent a daily average of 61-120 minutes on Facebook, three to four times per week, displaying a positive attitude towards its use. These characteristics were most notable in the Brazilian youths [t(950) = 5.64, p < .001; t(950) = –5.07, p < .001; and t(950) = – 6.85, p < .001, respectively]. The Portuguese youths ran more risks than the Brazilians [t(950) = 6.36, p < .001], but both youths equally enjoyed the opportunities. In the case of the Portuguese youths, the risks and opportunities were moderated by the frequency of use, in other words “the higher the usage, the more risks and opportunities” (β = –.235 p < .001and β = –.167, p < .001, respectively). The psychosocial adjustment indicators did not moderate the effects of Facebook usage habits in risks and opportunities. The less psychosocially adjusted youths were those who ran more risks and also made the most of the opportunities. The results are discussed in light of the role of psychological, socio-cultural and developmental factors.
  • Avaliação do Projecto Integrado para a Prevenção do Abuso Sexual (PIPAS): Estudo preliminar
    Publication . Alvarez, Maria-João; Marques-Pinto, A.; Miranda, Guilhermina Lobato; Melo, Raul; Baptista, Vanda; Duarte, Bruno; Raimundo, Raquel; Marôco, João
    Neste artigo apresenta-se um programa de prevenção do abuso sexual implementado na Casa Pia de Lisboa e respectiva avaliação e discutem-se, ainda, critérios para a avaliação de programas. No estudo de avaliação utilizou-se um design longitudinal quantitativo, por questionário, com dois momentos, pré e pós-teste, com seis meses de intervalo entre si. Os participantes (N = 188), do 3º ao 6º ano, foram distribuídos aleatoriamente por grupos controlo e experimental, respondendo a um conjunto de questionários considerados adequados para a avaliação das principais competências treinadas no programa. Os grupos não se mostraram diferentes entre o início e o final da intervenção, mas o papel do colégio e o maior número de sessões contribuíram significativamente para o aumento das competências sócio-emocionais dos jovens. Por fim, discutem-se aspectos da aplicação do programa essenciais para a compreensão dos resultados encontrados e fazem-se recomendações sobre práticas de implementação do programa que optimizem a sua eficácia.