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- Arte fantástica em PortugalPublication . Gato, Margarida Vale de, 1973-; Lima, Maria AntóniaO Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa celebrou os 200 anos de Edgar Allan Poe (1809-1849), com o colóquio internacional Poe e Criatividade Gótica, organizado pelo grupo de investigação de Estudos Americanos, em parceria com instituições culturais de Lisboa, de 18 a 20 de Março. Na Casa Fernando Pessoa, houve comunicações sobre Poe em Portugal, uma leitura encenada de poesia e um debate que reuniu cinco criadores, representativos da vocação interdisciplinar do género. A moderadora, Maria Antónia Lima, professora associada da Universidade de Évora, e autora de O Terror e a Literatura Norte-Americana, lançou o mote, citando Allen Ginsberg – "tudo leva a Poe" – e desafiou os participantes com três questões: i. qual a influência de poe para o universo criativo das artes a que se dedicam? ii. qual a linhagem do fantástico nas diferentes áreas artísticas em portugal? iii. a arte do terror pode matar? haverá uma estética perversa que convida ao crime e à violência na sociedade?
- Introdução: a arte perversa de Edgar Allan PoePublication . Gato, Margarida Vale de, 1973-; Lima, Maria AntóniaE se Edgar Poe, esse autor americano tão fora do seu tempo e espaço, e por isso tão pouco dado a efemérides, tivesse sido atormentado não só pelo vício do álcool, mas também pelo vício da sua arte? A questão estará em saber se esse segredo nunca revelado – procurado na insondável negritude dos abismos, nos turbilhões do mar, nos enterros prematuros, nas experiências de morte antecipada, nos extremos de sofrimento provocados por instrumentos de tortura, por actos de vingança, por amores trágicos ou por impulsos perversos gratuitos – não estaria talvez muito próximo da revelação implícita, em muitos dos seus contos, de que a arte pode matar, não tendo a sua ficção outra saída que não fosse iniciar-se como uma arte do crime.