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- A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação : livro de resumosPublication . Alves, Alice Nogueira; Cardeira, Ana Mafalda; Frade, Marta; Reis, Jorge dosA «Arte» do Gesso tem vindo a ser valorizada pela nossa historiografia ao longo dos últimos anos. De facto, foi no fim do século XX que começaram a surgir os primeiros estudos mais aprofundados relativos à aplicação do gesso na decoração arquitetónica e um novo conjunto de artistas estucadores passou então a ser conhecido e valorizado. No entanto, as questões relativas com a própria prática escultórica, foram secundarizadas até muito recentemente. A utilização do gesso como material da produção artística tem sido uma constante ao longo dos séculos. A sua extrema facilidade de preparação e maleabilidade tornam-no um material de eleição, quer para a decoração arquitetónica quer para a escultura, devido à sua capacidade de imitação de outros materiais nobres e, especialmente, por ser reprodutível através de moldes. No campo da produção artística, mesmo não representando muitas vezes o trabalho final, as peças podem mostrar-nos as intenções originais dos artistas ou os vários estudos e fases da criação de uma peça. A sua preservação pode significar a manutenção da memória do próprio processo de criação. Por outro lado, a sua utilização para a realização de moldes e posteriores réplicas ou reproduções, de fácil transporte, permitiu a disseminação das formas tridimensionais por todo o mundo, levando as grandes obras de arte a quem nunca as conseguiria ver pessoalmente. Nas Academias do século XIX, tornou-se prática a troca de moldes das principais esculturas dos grandes museus e coleções, tendo como objetivo a criação de conjuntos de modelos para a aprendizagem dos alunos. Paralelamente, na decoração arquitetónica assistimos ao mesmo fenómeno, encontrando em edifícios desta época elementos copiados de importantes monumentos nacionais e estrangeiros. A importância crescente do ensino da Arte Industrial veio também dar grande importância à aprendizagem através da observação e reprodução dos grandes modelos artísticos, nacionais e internacionais, procurando a criação de uma nova expressão plástica, assente na tradição artística. Este método de ensino ainda hoje é comum, mantendo-se uma prática ancestral de aprendizagem dos artistas, razão pela qual os nossos alunos continuam a aprender as bases para o seu futuro desenvolvimento artístico através do desenho, da pintura, da escultura ou mesmo da cópia. Apesar da sua presença em museus no século XIX não se ter mantido na centúria seguinte, que gradualmente se afastou da ideia do Museu Universal, atualmente, as reproduções das grandes obras primas são em si objetos valorizados, formando coleções de grande dimensão, que urge conservar, e que têm vindo a ocupar lugares de destaque em inúmeros museus e galerias de arte no contexto internacional.A preocupação com a preservação destes elementos é neste momento uma questão vital. É essencial a manutenção destas peças, não só como material didático ou registo da criação artística, mas, também, por se tornarem testemunhos únicos do estado das peças no momento da sua realização, ou mesmo da existência de algumas obras de arte que desapareceram ao longo do século passado. Também a área da Conservação e Restauro tem vindo a desenvolver estudos dedicados a estas questões, não só sobre o conhecimento das técnicas de produção e sua evolução, como sobre o tipo de tratamento realizado ao longo dos tempos. A estes aspetos veio aliar-se importância da informação recolhida através dos métodos de exame e análise. Com o manancial de informação resultante destes estudos, reúne-se informação, cada vez mais completa e elucidativa, sobre o estado de conservação das peças e procedimentos a seguir para a sua preservação
- A utilização de códigos QR no combate à dissociação em coleções museológicas : o caso da reserva de escultura da Faculdade de Belas-ArtesPublication . Lopes, Guilherme Gameiro; Frade, Marta; Alves, Alice NogueiraThis article presents a project for the management of the existing collection in the Sculpture Storage Room of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon. After identifying the problems related to the dissociation factor in this collection, the use of QR codes is proposed to combat its consequences and to avoid future losses, with examples of sculptures from the plaster collection
- A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação : apresentaçãoPublication . Alves, Alice Nogueira; Cardeira, Ana Mafalda; Frade, MartaThe congress A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação / The “Art” of Plaster – Between Creation and Reproduction – Study and Preservation served to reinforce the appreciation of an art that is seen as ephemeral but with great versatility, touching a very broad spectrum in the expanded field of the Arts. From its history, through its production to its preservation, plaster was scientifically and culturally embraced on this occasion
- 2º Encontro de Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património : livro de atasPublication . BAILÃO, ANA; Neves, Ana; Furtado De Oliveira, Alessandra; Alves, Alice Nogueira; Prada, Ana; Pinho, André; Vargas, Carlos; Martins, Carolina; Sousa, Célia; Martins, Cláudia; Souza, Daniel Moraes Siqueira; Martins, Daniela; Forchetti, Daniella; Salasar, Desirée; Mendes, Eugénia; Alves, Fátima; Sousa, Fernando; Ferreira Michelon, Francisca; Providência, F.; Henriques, Frederico; Freitas, Ingrid; Barros, Jacqueline de Faria; Casca, Joana; Sena, Joelma Hemenegilda; Peral-López, José; Peral-López, José; Amaral, Leonor; Neves, Libéria Rodrigues; Molina-Torres, María-Pilar; Pastor, Mário Bruno; Molina-Liñán, Mercedes; Sousa, Patrícia Alexandra; Mendes, Patrícia; Fidalgo, Pedro; Santos, Rita Pires dos; Vaz, Roberto; Santana Dos Reis, Rosana; Braz, Ruth Maria Mariani; Almeida, Sarah; Vilhena, TâniaObra publicada por ocasião do Segundo Encontro de Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património, decorrido nos dias 24 e 25 de junho de 2022 Resumo2ª edição do encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património é uma iniciativa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Museu da Farmácia. Tem como objetivo ser um espaço de discussão e troca de ideias, reunindo trabalhos associados à acessibilidade à arte e ao património cultural. Divulgando estratégias que visam melhorar o acesso e a inclusão dos diversos públicos, nomeadamente de públicos com deficiência, ao património. Este livro de atas reúne nove artigos. São abordados temas associados à teoria e legislação sobre acessibilidade e inclusão no património; avaliação da acessibilidade nos museus; experiências multissensoriais em museus e monumentos e ainda o desenvolvimento de produtos que promovam acessibilidade em museus. O Encontro contou com a participação de investigadores e profissionais da área provenientes de várias instituições nacionais e internacionais