Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

de araújo santos, eriel

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Gama, nº3 (Jan./Jun. 2014)
    Publication . Queiroz, João; Gonçalves, Sandra M. Lúcia Pereira; Camarero-Nuñez, Alaitz Sasiain; Belo Gonçalves, Marcela; Jerônymo, Ciliani Celante Eloi; De Araújo Santos, Eriel; Almozara, Paula; Stori, Norberto; Gutiez, Maximiliano Francisco; Betrán Torner, María; Naranjo-Ferrari, José; Age, Mônica Pereira Juergens; Pelayo, Raquel; Aramendía Zuazu, Manuel; Lopes, Almerinda; Marques, Joana Ganilho Henriques; Nery, Roseli Aparecida da Silva; Salvador, Cristina Maria Marques Batista; PAGATINI, RAFAEL; Sabadin, Andreisse; Monego, Sonia; Pousada, Pedro Filipe Rodrigues; López Páez, M. Montserrat; Cantalozella, Joaquim; Herres Terraza, Cristiane; Valente, António; García-Perera, José-Manuel
    A revista de estudos artísticos GAMA encontra, neste terceiro número, um caminho mais definido dentro do projeto global da comunicação de artistas sobre as obras de outros artistas. A Revista GAMA percorre tradições, registos, ações e intervenções artísticas, que assinalaram diversos momentos, com diferentes graus de difusão. Visa-se resgatar, recuperar a arte: é voltar a olhar, pelo escopo particular de um artista, a intervenção de um outro artista, com algum tempo de intervalo entre ambos. Este intervalo é um tempo de sedimentação, de filtragem, ou de recuperação de valores quase esquecidos. O tempo pode fornecer um ponto de vista privilegiado que permite novas interpretações, valorizações, interligações. Permite-se a reativação, o restauro: restauro não no sentido material, mas no sentido da reapresentação do conteúdo possibilitando reforçar um “museu imaginário,” livre de fronteiras e de hierarquias estabelecidas (Malraux). Os objetos de arte anteriores podem ter originado, ou vir a originar, novas obras, na sequência imprevisível dos discursos humanos mais significativos, reagrupando-se em termos de “ação” ou de “orientação,” de “imagem” ou de “palavra,” (Warburg) permitindo “restituir ao discurso o caráter de acontecimento” (Foucault). Entre a história e a memória, o arquivo e a deriva, a viagem e a identidade, a permanência e a resistência, a Revista GAMA vem assinalando um percurso de salvaguarda, de marcação de registos, de preservação de uma riqueza, ora material ora conceptual: a arte detém-se e debruça-se sobre as suas marcas, os seus projetos, os seus registos, as suas transições. Debruçamo-nos sobre os homens.