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  • The Classification Plan for Local Administration : Portuguese Archives and the Knowledge Organization in Practice
    Publication . Silva, Carlos Guardado da, 1971-; Corujo, Luís, 1976-; Revez, Jorge, 1980-
    This paper presents recent developments in Portuguese local archives’ classification policies. Following several professional workgroups and reinforced with a political mandate, local administration archives are putting in practice a new knowledge organization approach through the development of a national Classification Plan for Local Administration (CPLA). New archival legislation is ready to be officialy published and its impact is expected to largely modify administration practices. The main objective of the study is to discuss the knowledge organization solutions embedded in the creation of CPLA. To achieve this goal, a literature review was performed, together with a project management approach, exploring a qualitative analysis of the problems and the solutions found during CPLA’s design. The Functional Macrostructure for Public Administration information is the main framework for the development of CPLA, and contributes to the emergence of a new paradigm in Information Management. Such paradigm intersects functions with business processes, transversally and supra-institutionally, and considers the different public administration bodies as open systems. As an outcome, the public administration and, in particular, the archival community receive a new standardized information management tool that serves the classification, appraisal and selection of archival information.
  • Organização do conhecimento durante o processo de investigação : utilização do ATLAS.ti em duas teses de Doutoramento
    Publication . Corujo, Luís, 1976-; Revez, Jorge, 1980-; Silva, Carlos Guardado da, 1971-
    Nas diferentes etapas do ciclo de vida da investigação, a geração de novo conhecimento espoleta a necessidade de executar tarefas de organização desse conhecimento. Ao mesmo tempo, em cada uma das etapas, a própria geração de conhecimento depende do apoio de tarefas de organização do conhecimento. Este trabalho pretende discutir a organização do conhecimento realizada no curso dos processos de investigação científica. Com base em duas experiências de investigação distintas, na área da Ciência da Informação, que consubstanciam este como um estudo multicaso, é problematizado o papel do software ATLAS.ti nos processos de organização do conhecimento. Este estudo parte do questionamento da existência de interrelações entre a Investigação Científica, as Ferramentas Tecnológicas e a Organização do Conhecimento, focando as potencialidades de uma ferramenta, que permite trabalhar os dados empíricos e executar a sua análise. Visa conhecer o grau de intervenção nos processos de organização do conhecimento subjacentes à investigação e o contributo geral, deste tipo de ferramentas tecnológicas, para a produção científica. Os casos relatados demonstram a existência de interrelações, uma vez que o ATLAS.ti permite trabalhar os dados empíricos e executar a sua análise, plasmando e facilitando mecanismos de organização do conhecimento, enquanto processo intelectual iterativo. O produto, ou seja a base de dados, que vai sendo construída a partir e na unidade hermenêutica, juntamente com os memorandos que relatam a evolução do processo, podem ser usados por outros para chegar a outras contextualizações, isto é, a um conhecimento diferente daquele que foi atingido por quem construiu o primeiro (tipo de) conhecimento. Mostra-se, assim, que esta utilização ajuda a manejar e a articular os dados durante o processo investigativo, o que fará emergir uma teoria, concretizando-se como novo conhecimento, que poderá dar origem a estudos futuros.