Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Arquivos contestados em contexto intranacional: em torno do caso da Região Autónoma da Madeira (Portugal)
    Publication . Macedo, Laureano Secundino Ascensão de, 1978-
    O artigo discute o fenómeno dos «arquivos deslocados», um dos problemas mais complexos da arquivística contemporânea. Embora os casos internacionais tenham sido bem estudados, o objetivo deste artigo consiste em analisar um caso subnacional, menos abordado na produção científica a partir da representação destes arquivos em instrumentos de acesso à informação. O artigo concentra-se num caso específico de disputa de custódia de arquivos entre a Região Autónoma da Madeira (ABM) e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) em Portugal. Metodologicamente, este artigo carateriza-se por uma investigação qualitativa. A pesquisa utilizou fontes documentais e arquivísticas para explorar estratégias de representação de conjuntos documentais em disputa, com base em dados sobre a representação do conteúdo em instrumentos de acesso à informação publicados pelo ANTT e pelo ABM. Os resultados apontam para o facto de as entidades custodiantes não terem envidado esforços para alcançar uma representação da informação técnica e cientificamente reunificada. O estudo recomenda a concessão de novas garantias literárias para a descrição de conjuntos documentais deslocados que potenciem a sua reunificação.
  • Below the nation state: power asymmetry and jurisdictional boundaries around the archives of Madeira Archipelago
    Publication . Macedo, Laureano Secundino Ascensão de, 1978-; Freitas, Maria Cristina Vieira de; Silva, Carlos Guardado da, 1971-
    The main purpose of this chapter is to describe a case study developed in a sub-national context between the Autonomous Region of Madeira and the National Archive ‘Torre do Tombo’ (ANTT). Our analysis will focus theoretically on the etiologies of dispossession and empirically on a case study. Thus, the main questions that will lead this case study are: ‘Why were the Madeiran fonds taken in the past to or by ANTT?’ and ‘How were these Madeiran fonds represented in finding aids provided by ANTT and the RAM?’. Finally, based on nissological critiques,13 we will define and contextualise the notion of sub-national displaced archives as an underresearched subset of disputed archival claims, in order to reveal some particular aspects of this phenomenon.
  • Representação do conhecimento em arquivos deslocados: uma abordagem estemática
    Publication . Macedo, L. S. Ascensão de
    O artigo aborda a questãodos arquivos deslocados, que são conjuntos documentaisremovidos dosseus contextos sociais e territoriais originários, gerando reivindicações pela suarestituição. Essa questão envolve não apenas a posse, mas também a representação do conhecimento sobre esses conjuntos documentais. O artigo utiliza a Estemática como método para analisar empiricamente ocaso daComissão da Fazenda do Distrito da Madeira e do Porto Santo, custodiado pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo(Portugal), e investiga como estefundo foirepresentado ao longo do tempo. O artigo explora a relação entre a Crítica Textual e a Arquivística, recorrendoàEstemática como uma abordagem para a representação do conhecimento em arquivos deslocados.Neste estudo, foram analisados diversos Instrumentos de Acesso à Informação (IAI) que descreveram o fundo CFMPS. O estudo concentra-sena fase de recensio, partindo da análisedometadado "título" atribuído às unidades de instalação, elemento extraído dos IAI e dos documentos originais. No entanto,apontam-selimitações na compreensão dos processos evolutivos de representação de arquivos disputados, atendendo o carater seminal deste estudo. A Estemática mostra-se relevante na identificação de metáforas e analogias nas representações dos arquivos deslocados, destacando seu potencial epistemológico para a Organização do Conhecimento em arquivos.