Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

da Silva Teixeira, Jose Manuel

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Escultura pública em Portugal : monumentos, heróis e mitos (séc. XX)
    Publication . Teixeira, Jose; Matos, António, 1954-
    A condição imagética da Escultura Portuguesa é indissociável da predisposição geopolítica e cultural, endógena, cujas raízes assimilaram a influência Mediterrânica expandindo-se, a seguir, pelo Atlântico, na miscigenação complementar, exógena, da cultura de outros povos com que se relacionou. A indefinição conceptual que o século XX engendrou, face à hibridização do território artístico, por via da expansão do campo da linguagem, no domínio das artes plásticas ou das artes visuais, determinou, neste contexto, a construção de um aparelho conceptual abrangente. A análise das variáveis, em torno dos modos operativos e das alternâncias temáticas e imagéticas permitiu, a partir da descoberta de princípios teóricos, invariáveis, a sistematização das tendências morfológicas, compositivas e simbólicas da escultura. O que a Escultura Pública em Portugal Monumentos, Heróis e Mitos (Séc. XX) apresenta, é uma visão pluridisciplinar, em torno de três temas (alusivos ao subtítulo) estruturado em cinco capítulos, a partir da subdivisão das variantes compositivas e monumentais da escultura, de acordo com a sua orientação espacial e a predominância das direcções vertical (força/energia), horizontal (tumulária/jacente), oblíqua (pathos/movimento) e ortogonal (corpo / arquitectura). Paralelamente aos pontos dedicados à monumentalidade colossal (Estado Novo) o capítulo IV, alusivo aos Heróis, centrado, particularmente, na abordagem morfológica do rosto, tratou a figura em contraponto com a tendência para a sua redução icástica induzida pela modernidade. O capítulo V (Mitos) abordou o imaginário e identidade lusíada inequivocamente, relacionado aos arquétipos e à mitopoética nacional. A leitura das obras contextualizadas no ambiente social, político, económico e artístico, subordinadas ao cruzamento dos sistemas de pensamento e modalidades de representação, em que se identifica e define o campo conceptual (formulados a partir dos conceitos operativos da estrutura e valores da linguagem - composição) permitiu abstrair princípios científicos, estruturantes, que transformam o ilusionismo caleidoscópico dos ismos numa imagem congruente e intemporal da escultura.
  • Arte Teoria, nº11 (2008)
    Publication . Pereira, José Fernandes; Barrocas, António; Costa, Carlos Couto Sequeira; Ferreira, Cláudia; Cruzeiro, Cristina Pratas; Nunes, D.; Duarte, Eduardo; Henriques, Francisco; Ferrão, Hugo; Ferreira, Inês Marques; Ramôa Melo, Joana; Silva, José Maria Lopes da; Cabral, J. M. Peixoto; Teixeira, Jose; Carvalho, Maria Fernanda; Nunes, Paulo Simões; Flor, Pedro; Mega, Rita