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- A emergência da identidade local e do território no designPublication . Cunca, RaulA identidade é uma dimensão em constante mutação e transformação, sobretudo através da manipulação dos elementos culturais, onde encontra sempre novas práticas materiais, ideológicas e rituais. Esta relação bilateral entre cultura e meio produz a identidade e é também o lugar que a abriga. Nesta dimensão conceptual, a identidade além de cons-tatada, pode ser reinventada e o seu conjunto material parte sempre de uma naturalidade, que se manifesta em tipologias particulares de uma dada cultura, em materiais e técnicas de produção autóctones e em rituais que identificam posturas e usos particulares. Estas manifestações contribuem (elas mesmas) para somar identidade à identidade, acrescentando novos artefactos que conduzem e apresentam novas equações e equilíbrios desses elementos identitários. A identidade é também uma garantia de estabilida-de cultural. Através dos diferentes suportes materiais emergentes de uma génese identitária, transmite-se segurança e vínculos emocionais. Neste contexto o texto apresenta, em primeiro lugar, os paradigmas de Design, Identidade e Território, introdu-zindo, num segundo momento, a ideia de Identidade Local onde são explanados os conceitos de Naturalidade Identitária, Construção Identitária e o Fazer local, bem como a relação entre Cultura e Identidade, explorando ainda, neste quadro de referências, a reinvenção da identidade, a identidade como veículo da estabilidade cultural, o uso abusivo e gratuito da identidade e a identidade e a sua génese imaterial. Na terceira parte traça-se um percurso histórico sobre os diferentes encontros entre a Identidade e o Design, suportado por alguns momentos paradigmáticos da cultura material, balizados entre o século XVIII e a contemporaneidade.