Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Reis Charréu, Leonardo Augusto Verde

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A multiplicidade da arte contemporânea: explorando o artivismo, a arte participativa e a mediação
    Publication . Charréu, L.
    Propõe-se neste texto discutir algumas dimensões da arte contemporânea e a forma como de desmultiplica numa profusa constelação de “ismos”, particularmente, no período do século XX que se abre a seguir ao término da segunda guerra mundial, atingindo cerca de 21 movimentos artísticos simultâneos na década sessenta. Assistimos nesta importante década do século passado à génese do artivismo, uma nova prática e atitude dos criadores que vai ter um impacto crescente na sociedade. Surgem os conceitos de arte participativa, de escultura social e de estética relacional, num complexo processo de desmaterialização da arte que a desloca dos seus espaços expositivos tradicionais para a rua e para o seu uso em contextos sociais e de interação humana mais alargados. A arte-objeto começa a perder relevância a favor da arte-ideia o que obriga a repensar também novas formas de trabalhar conceitos fundamentais na mediação.
  • Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
    Publication . Charréu, L.; Zanini Salbego, Juliana
    Para que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual.
  • Contributos para uma mediação expandida: Sobre as dimensões desmaterializadas da arte contemporânea e da dificuldade da sua aplicação no trabalho com a comunidade
    Publication . Charréu, L.
    Um dos aspetos mais polémicos, desafiantes e, até mesmo, revolucionários da arte contemporânea é, sem dúvida, a sua desmaterialização, o que conduz à transformação da arte-objeto em arte-ideia operada a partir de Marcel Duchamp e de uma boa parte dos artistas conceptuais que vieram a trabalhar, sobretudo, a partir dos anos 50 do século passado. Pretende-se dar a conhecer algumas propostas artísticas e discutir alguns conceitos como o de estética relacional (Bourriaud) e o de escultura social (Beuys), aqui considerados cruciais no trabalho contemporâneo de um/a mediador/a artístico-cultural. Isso implica ultrapassar saberes naturalizados e práticas cristalizadas à volta de abordagens à arte fundadas em categorias estéticas que pertencem já a um outro tempo, não a este que nos cabe viver. E este tempo tanto é marcado pelo esbatimento das fronteiras que delimitavam tradicionalmente as disciplinas do conhecimento, como pelo hibridismo e/ou mestiçagem entre linguagens artísticas que dificulta, inclusive, a sua classificação taxonómica artística.