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  • Comportamento de consumo, elites sociais e moda : contributo para a consolidação disciplinar dos estudos de tendências
    Publication . Gomes, Nelson P.; Martins, Manuel Frias, 1949-
    Com as crescentes alterações nas mentalidades e nos comportamentos sociais associados ao consumo e ao estilo, o mundo empresarial desenvolveu um conjunto de ferramentas para fazer face a este sistema de atualização com ciclos cada vez mais curtos, tais como os estudos de mercado, a prospetiva e o forecasting. Todavia, a análise fria e matemática da sociedade não foi capaz de prever e de identificar com exatidão os grandes padrões e interesses dos indivíduos. Desta forma, surge o Coolhunting como uma ferramenta qualitativa de pesquisa no terreno que utiliza as perspetivas da sociologia, da cultura e da etnografia. Com a disciplina do Coolhunting em clara ascensão durante os últimos anos, tornou-se necessário criar uma área sólida e transdisciplinar capaz de transformar a análise e a identificação de mentalidades e de padrões de comportamento em dados concretos que podem ser usados no desenvolvimento de estratégias para o futuro. O presente trabalho é proposto como um contributo para este desenvolvimento, promovendo os Estudos de Tendências como um campo disciplinar capaz de agregar os conceitos e as ferramentas de diferentes disciplinas das Humanidades, das Ciências Sociais e das Ciências Empresariais. Neste caso, aprofunda-se a natureza dos Estudos de Tendências na sua relação próxima com a teoria da moda e com as ciências da cultura numa perspetiva de relação com a evolução económica, com o teste de modelos e com a recolha de dados que permitam a criação de um quadro concetual capaz de articular cultura e inovação e de delinear cenários futuros para a produção criativa. Falamos do desenvolvimento da cultura associado a interesses económicos e de consumo, identificando problemas e interesses comuns na cultura e na economia como o desenvolvimento e a compreensão de motores de criatividade e de inovação que, por sua vez, alteram os processos de inovação e os hábitos de consumo. Tentamos trabalhar com uma visão sobre o futuro, identificando os grandes padrões de evolução da sociedade e mapeando possíveis cenários de evolução que merecem a atenção de atores políticos e empresariais. Uma correta apresentação académica dos Estudos de Tendências não poderia deixar de referir a comunicação, o marketing, o branding e até a sociologia, na medida em que todas estas disciplinas permitem compreender a importância do comportamento de consumo para este novo campo disciplinar. De modo a sublinhar a pertinência e a solidez dos Estudos de Tendências, propõe-se uma abordagem às ferramentas e aos conceitos empresariais que fazem alusão ao Coolhunting e às Tendências, articulando os mesmos com uma metodologia interdisciplinar capaz de oferecer modelos e uma teoria que podem ser desenvolvidos e abordados no meio académico. Considerando a grande abrangência dos Estudos de Tendências, após a abordagem inicial à teoria e aos modelos desta disciplina esta tese centra-se na relação entre a moda como um fenómeno social e o comportamento de consumo. Desta forma, são sublinhadas as duas áreas mais estudadas pelos Estudos de Tendências. Sublinhe-se que não é mencionada a futurologia de comportamentos de consumo ou a antecipação de padrões, cortes, cores e texturas na moda. Esta tese lida com dados sociais atuais que são observados e trabalhados para gerarem pistas sobre os grandes movimentos e mentalidades. Apenas desta forma se torna possível gerar pistas para a inovação e uma antevisão mais sólida do rumoda sociedade, revelando como os genes do futuro já se encontram no presente.