Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Vieira, Maria Manuel

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Percursos plurais e modalidades de sucesso. Tempos institucionais e tempos biográficos
    Publication . Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Nunes, Cátia
    A ênfase conferida ao (in)sucesso escolar constitui, na verdade, uma questão relativamente recente. Durante décadas, a permanência duradoura na escola depende bem mais de causas sociais - a (im)possibilidade de estudar por constrangimentos associados a uma dada origem social e, muitas vezes, a uma condição de género - do que de resultados escolares. Uma escolarização "a duas velocidades" é vista como natural, reservando-se umaa escolaridade mínima aos filhos do povo, em contraste com trajetórias escolares longas protagonizadas por uma minoria favorecida. Mesmo que essa longevidade escolar assente, em alguns casos/ em um desempenho escolar pouco satisfatório e se alimente de um " arrastar" mais ou menos indefinido dos estudos (Nunes, 1968).
  • Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
    Publication . Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Nunes, Cátia
    A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.