Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Livro de Resumos Entrelaçar 2 - Conservação do PatrimónioPublication . BAILÃO, ANA; Lopes, Filipa; Boavida, Margarida; Fernandes, Isabella; Gonçalves, Ema; Vega, Daniel Esteban; Neves, Ana Sofia; Santos, Rafaela GonçalvesO Encontro Entrelaçar 2| Conservação de Património é organizado por alunos do mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (CCRPAC). Tem o apoio do Heritage Lab e da unidade de investigação Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O objetivo deste evento é estreitar as relações entre alunos do mestrado de CCRPAC e dar a conhecer alguns dos projetos realizados à comunidade escolar. Este livro de resumos reúne vinte comunicações. São abordados temas associados a áreas como a pintura de cavalete, o gesso, os metais, os têxteis, a conservação preventiva e a documentação digital. O Entrelaçar marca também uma etapa. No ano letivo 2022-2023 o mestrado passou a designar-se Conservação de Arte Moderna e Contemporânea. Esta alteração permitiu englobar a totalidade dos acervos da FBAUL, além dos diversos acervos da Universidade de Lisboa, abrangendo muitas áreas e materiais. Esta proximidade com os acervos marcou este ciclo de estudos desde o momento da sua conceção. Permitiu e permite aos alunos uma prática facilitada no 1.º ano do mestrado e, caso seja esse o seu interesse, casos de estudos para o 2.º ano do curso. Deste modo, consegue-se gradualmente favorecer a salvaguarda do Património da FBAUL e também as práticas e investigações. O laboratório de conservação e restauro tem vindo a ser melhorado continuamente com aquisição anual de equipamento e materiais consumíveis. Esta valorização tem permitido melhorar as etapas de diagnóstico das obras e encontrar melhores soluções para os tratamentos. Nos últimos anos foram realizados esforços para aumentar as parcerias com outras instituições com acervos para facilitar o acesso dos alunos a diversas tipologias de objetos e desafios, seja para serem usados no contexto das aulas, seja para a realização de estágios no 2º ano do mestrado. O ano de 2022 representa o início de um novo capítulo na história deste mestrado que passou a ser designado por Conservação de Arte Moderna e Contemporânea.
- Airbrush techniques in chromatic reintegrationPublication . Boavida, Margarida; Doménech García, Beatriz; Guerola Blay, Vicente; BAILÃO, ANAAirbrush techniques have been minimally addressed in the field of conservation and restoration. A review of existing literature reveals limited knowledge about their application, apart from their use in ceramics. This research explores the use of airbrushing as an alternative method for chromatic reintegration of tiles. The objective of this study is to investigate the effectiveness of airbrushing in achieving precise chromatic reintegration, using the tratteggio technique and “reglatino” as starting points. To reach this, several mock-ups were created to assess the most suitable methodologies for optimal results, noting their advantages and disadvantages. The most efficient methodology was then used on two 17th century tiles. This paper aims to reflect on the potential application of airbrushing in chromatic reintegration, showcasing one of its many possible uses.
- 7th international Meeting on Retouching of Cultural Heritage proceedingsPublication . BAILÃO, ANA; Boavida, MargaridaBetween 12th and 14th October 2023, the RECH Group organised the seventh international conference in Lisbon, in collaboration with the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon. Specialists from various fields of conservation gathered to discuss issues surrounding chromatic reintegration. The event took place over three days, featuring thirty-one presentations, demonstrations and two workshops. Experts from Croatia, Spain, Portugal, Turkey, Austria, Poland, Israel, Canada, Monaco, Belgium, Italy, Taiwan and Brazil participated. Interests and concerns regarding chromatic reintegration practices were shared, both from the perspective of decision-making and materials and execution techniques. A trend towards seeking more sustainable and less toxic approaches was observed throughout the event. We express our gratitude to all speakers and participants of the conference, to the sponsors and to the entire team at the Faculty of Fine Arts who hosted us. Special thanks to the Committee members for their support and contributions during the conference and to this publication. This publication represents a truly collaborative effort that we hope will assist the conservation and restoration community in developing their chromatic reintegration work.