CEAUL/ULICES - AS - Série III - nº 11 – 2016
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e CinemaPublication . Lima, Maria AntóniaO crime possui uma realidade dupla que provém de a sua mediatização provocar duplicidade num acto de observação que, ao revelar a realidade, a transforma inevitavelmente numa outra realidade. A relação directa com o género Gótico surge muito naturalmente justificada pelo verdadeiro crime parecer replicar o crime ficcional e vice-versa, originando-se assim indistinções entre realidade real e ficcional ou entre verdade e falsidade, que muitos escritores e artistas ligados à estética gótica sempre praticaram podendo-se encontrar inúmeros exemplos desta prática nas obras de Edgar Poe, Patricia Highsmith, Chuck Palahniuk e muitos outros. Se o crime real pode tomar o romance gótico como seu protótipo, verifica-se também hoje em dia uma transferência desta referência para a TV. Exemplos deste fenómeno são os sintomas recentes de dependência obsessiva de séries de TV como C.S.I., Criminal Minds, The X-Files, The Following e Dexter, que demonstram uma tendência de substituir os romances góticos pelas séries televisivas, revelando-se assim uma atracção perversa para assistir à violência através dos mesmos meios que transmitem notícias diárias sobre eventos violentos em diferentes cenários de guerra em todo o mundo.
- Born in 1812 : Edward Lear, Robert Browning and Charles Dickens. A Reader’s StoryPublication . Boucherie, Marijke, 1947-Struck by the coincidence of the bicentenaries in 2012 of Edward Lear, Robert Browning and Charles Dickens, all born in 1812, I accepted the challenge, presented to me by a friend, to relate the three authors in a single text that would also include the ninetieth birthday of the publication of respectively Ulysses by James Joyce and “The Waste Land” by T. S. Eliot. My article uses the random element of a calendar year as a structuring element in a story of reading which shows the relationships between the five authors to be simultaneously prospective and retrospective. My conclusion is that the five authors, be they canonical poets and novelists, or “nonsense” poets and popular authors ultimately are all wordsmiths whose art is simultaneously time-bound and universal.
- Introductory note [Revista anglo saxonica, III:11]Publication . Casal, Maria Teresa Correia, 1964-Introduction to this volume